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Ainda dá tempo de surfar na onda gourmet?



A onda gourmet é bastante resistente. Tendência em vários setores do mercado alimentício nacional, a gourmetização consiste na diferenciação de produtos já existentes com novos ingredientes ou características diferenciadas. De hambúrguer a cervejas artesanais, versões prime ou premium podem abocanhar boa fatia das vendas até para empresas médias e pequenas, num movimento que sobrevive mesmo em meio à crise econômica.

Está tarde para entrar na onda gourmet? Não exatamente. O que é essencial é conhecer as características desse segmento específico e aplicar noções estratégicas para que seu empreendimento saia do papel e se mantenha.

Marketing de Experiência

Incluir o status de gourmetizado a um produto significa aliar a inovação na própria concepção do alimento a uma estratégia de marketing condizente. Em outras palavras, um produto gourmet precisa de valor agregado.

O conceito de marketing de experiência também complementa a noção: a ideia não é mais apenas a de vender uma comida ou bebida, mas sim uma série de fatores que, juntos, compõem uma experiência de consumo. O esforço vai desde a própria receita (inclusão de ingredientes, retirada de outros) à apresentação – embalagens e rótulos, por exemplo.

Os 3 V’s Para investir em marketing de experiência, não perca de vista os chamados 3 V’s: verdade, vontade e valor.

No âmbito da verdade, faça apenas promessas que consiga cumprir e preze pela comunicação real, sem exageros, em todas as etapas de suas vendas.

Quanto à vontade, demonstre que o seu produto foi feito com esmero, idealizado com desejo de agradar seus clientes. Isso transmitirá a intenção de experimentá-lo.

Já o valor inclui a identificação e a própria experiência do consumidor com um produto e/ou uma marca.  

Inovação é a chave

É impossível negar certa saturação da chamada onda gourmet no setor alimentício. Isso se deve, principalmente, ao considerável sucesso que a prática rendeu nos últimos anos e aos esforços contundentes das ações de marketing nessa trajetória.

A saturação, no entanto, não significa que o seu produto não pode aproveitar um lado positivo na tendência. Seja qual for o caso, a estratégia mais vitoriosa será a que aposta na inovação.

Como já dito, grande parte do caráter gourmet vem da identidade do que você está vendendo. Promover a venda de forma memorável e diferenciada só tem a ajudar no processo.

Que tal combinar elementos pouco tradicionais? Ou ainda investir em uma cozinha estrangeira pouco explorada? Ressaltar as etapas peculiares de produção da sua bebida? As possibilidades são muitas e a experiência deve ser única. Mãos à obra!

 

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