Assim como ocorre em outros negócios, a retenção do consumidor é um objetivo de quem atua no ramo de refeições e alimentação. Afinal, fidelizar clientes do restaurante pode ajudar a incrementar a receita, otimizar o investimento em marketing e ganhar novos consumidores.
O cliente fiel tende a comprar mais com o negócio, além de fazer propaganda boca a boca para amigos e familiares. Como resultado, é possível aumentar a receita e ainda maximizar o custo com divulgação.
Contudo, é preciso estabelecer uma estratégia de fidelização eficiente para nutrir uma boa relação com o público e conseguir a retenção de parte dele. Selecionamos ações capazes de ajudar nesse objetivo. Confira!
Focar no serviço oferecido às pessoas
Tenha em mente que é preciso atender o cliente com foco em seu lado humano e naquilo que faz com que ele busque o seu estabelecimento.
É importante ir além do preparo das refeições. Ou seja, deve-se investir em um bom atendimento, focado na necessidade de seu consumidor e em proporcionar um momento agradável a ele. Nesse caso, a personalização é necessária.
Isso pode ser feito, por exemplo, ao sugerir uma refeição após entender, em uma rápida conversa, que preferência ou desejo o trouxe até ali.
Também dá para agregar uma experiência diferente, como ocorre em restaurantes que preparam o alimento na mesa do cliente, de modo que ele possa acompanhar.
Não é preciso seguir essa sugestão, mas é importante inovar. Além disso, até mesmo atender com bom humor é capaz de melhorar a experiência da pessoa em seu estabelecimento.
Participar de redes sociais
Investir em uma nova tecnologia pode trazer um bom resultado na busca por fidelizar clientes do restaurante. Por exemplo, ao participar de redes sociais.
É importante que o restaurante tenha uma “cara virtual”. Dessa forma, você terá mais um canal de relacionamento com o cliente, no qual poderá se comunicar com ele, postar uma oferta de prato ou mandar uma mensagem especial para um consumidor selecionado.
Desenvolver pesquisas
Você também pode usar um instrumento que ajude no desenvolvimento de pesquisas sobre o público, pois informação é fundamental para orientar a estratégia de fidelização. Nesse caso, a dica é usar uma ferramenta de construção de questionário, como SurveyMonkey e o Google Formulários.
Com eles, é possível fazer uma pesquisa Net Promoter Score (NPS), por exemplo. Ela permite descobrir os clientes promotores, os neutros e os detratores com base em uma nota de 0 a 10.
Aceitar aplicativo de pagamento
É indicado disponibilizar ao cliente uma forma de pagamento por meio de aplicativos, como Samsung Pay, Apple Pay ou Google Pay. Por meio deles, o consumidor consegue quitar a conta com o smartphone, sem precisar de um cartão.
Essa novidade pode ajudá-lo a escolher seu restaurante mais vezes, especialmente quando não estiver com dinheiro ou cartão de débito/crédito.
Investir em produção de conteúdo
Vale a pena investir em produção de conteúdo para um blog ou site, com dicas gastronômicas e outros assuntos da sua área. Isso pode ajudar a ganhar prestígio com o público.
A estratégia contribui para reforçar a marca na mente do consumidor, bem como para realizar uma estratégia de captação de e-mails, de obtenção de cadastros e de fornecimento de material relevante ao cliente que deseja fidelizar.
Utilizar cartão de fidelidade
O cartão de fidelidade é importante, pois permite o acúmulo de pontos que podem ser convertidos em prêmio, desconto, crédito para refeição, entre outros benefícios.
Isso ajuda a atrair o consumidor, além de poder surpreendê-lo. Lembre-se apenas de estabelecer regras explícitas sobre o acúmulo de ponto, qual é o prazo para a pontuação expirar e como receber seu prêmio.
Para melhorar a chance de fidelizar clientes de restaurante, saiba que é fundamental escolher o perfil ideal de consumidor (persona) do seu estabelecimento. Isso permite concentrar o esforço em atrair e reter indivíduos valiosos para o negócio.
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