Para que a rotina diária não seja um problema na condução dos negócios do seu estabelecimento é preciso estar aberto a mudanças, principalmente no setor alimentício.
Não saber lidar com as obrigações do dia a dia, como agenda de trabalho, armazenamento de produtos perecíveis, questões trabalhistas e fiscalização podem ter um reflexo
Conheça cinco boas práticas sobre gestão em bares e restaurantes:
1. Modernize a gestão
Use as tecnologias a seu favor. Já existem sistemas de gestão capazes de facilitar as operações de rotina. Por meio deles, as vendas podem ser feitas via tablets, que “conversam” com o sistema de caixa e até com o responsável pelo preparo dos alimentos na cozinha de seu bar ou restaurante. Essa integração traz agilidade e diminui a chance de erros no processo.
2. Agilize o atendimento
Com o programa de gerenciamento, seu atendimento será mais rápido, já que é possível gerenciar as mesas em tempo real, sabendo, portanto, a disponibilidade dos lugares. Essa agilidade é percebida pelo cliente. Enfim, todos saem ganhando com o investimento.
3. Esteja aberto a mudanças
Dinâmico, o setor de bares e restaurantes está em constante renovação. Portanto, esteja aberto a mudanças. Tente se antecipar às tendências de mercado.
Caso seja necessário alterar o cardápio, por exemplo, facilite a transição compartilhando as alterações com a equipe de funcionários e fornecedores.
Estão em alta também iniciativas como eventos de gastronomia, cursos de degustação de vinhos e presença de chefs. Formas interessantes de promover diferenciação e reforçar a marca do seu estabelecimento.
4. Atento ao seu estoque
Quem administra um bar ou restaurante deve estar sempre atento aos alimentos e bebidas perecíveis. Jamais deixe algo estragar, pois o prejuízo inviabiliza novos investimentos.
Mais uma vez, use a tecnologia a seu favor. É possível cadastrar e controlar os produtos do estoque através de ferramentas digitais e, inclusive, à distância.
Outro fator que deve estar entre as prioridades é a fiscalização. É recomendado emitir corretamente as notas fiscais eletrônicas e guardá-las para possíveis inspeções.
5. Saiba o que o seu cliente quer
Muitas decisões de quem possui um bar ou restaurante são pautadas pelo perfil dos clientes. Por isso, procure saber o que a sua clientela espera do seu estabelecimento.
Faça uma triagem dos pedidos, observe as preferências. Busque atender conforme a inclinação do mercado para ter sempre a casa cheia.