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Agronegócio Gestão Operacional

5 boas práticas sobre gestão em bares e restaurantes



Para que a rotina diária não seja um problema na condução dos negócios do seu estabelecimento é preciso estar aberto a mudanças, principalmente no setor alimentício.

Não saber lidar com as obrigações do dia a dia, como agenda de trabalho, armazenamento de produtos perecíveis, questões trabalhistas e fiscalização podem ter um reflexo

Conheça cinco boas práticas sobre gestão em bares e restaurantes:

1. Modernize a gestão

Use as tecnologias a seu favor. Já existem sistemas de gestão capazes de facilitar as operações de rotina. Por meio deles, as vendas podem ser feitas via tablets, que “conversam” com o sistema de caixa e até com o responsável pelo preparo dos alimentos na cozinha de seu bar ou restaurante. Essa integração traz agilidade e diminui a chance de erros no processo. 

 

2. Agilize o atendimento

Com o programa de gerenciamento, seu atendimento será mais rápido, já que é possível gerenciar as mesas em tempo real, sabendo, portanto, a disponibilidade dos lugares. Essa agilidade é percebida pelo cliente. Enfim, todos saem ganhando com o investimento.

 

3. Esteja aberto a mudanças

Dinâmico, o setor de bares e restaurantes está em constante renovação. Portanto, esteja aberto a mudanças. Tente se antecipar às tendências de mercado. 

Caso seja necessário alterar o cardápio, por exemplo, facilite a transição compartilhando as alterações com a equipe de funcionários e fornecedores.

Estão em alta também iniciativas como eventos de gastronomia, cursos de degustação de vinhos e presença de chefs. Formas interessantes de promover diferenciação e reforçar a marca do seu estabelecimento.

 

4. Atento ao seu estoque

Quem administra um bar ou restaurante deve estar sempre atento aos alimentos e bebidas perecíveis. Jamais deixe algo estragar, pois o prejuízo inviabiliza novos investimentos.  

Mais uma vez, use a tecnologia a seu favor. É possível cadastrar e controlar os produtos do estoque através de ferramentas digitais e, inclusive, à distância.  

Outro fator que deve estar entre as prioridades é a fiscalização. É recomendado emitir corretamente as notas fiscais eletrônicas e guardá-las para possíveis inspeções.

 

5. Saiba o que o seu cliente quer

Muitas decisões de quem possui um bar ou restaurante são pautadas pelo perfil dos clientes. Por isso, procure saber o que a sua clientela espera do seu estabelecimento. 

Faça uma triagem dos pedidos, observe as preferências. Busque atender conforme a inclinação do mercado para ter sempre a casa cheia.

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