A criação do cardápio de um restaurante está entre os elementos fundamentais da concepção e manutenção desses estabelecimentos.
As dicas deste artigo vão te ajudar a montar um excelente cardápio para restaurante.
A estética é crucial
Da mesma forma que os pratos, o seu cardápio precisa de boa apresentação para capturar a atenção da clientela.
Prefira ideias minimalistas, sem acúmulo de imagens e sobrecarga de conceitos – os mais estrelados restaurantes do mundo, muitas vezes, têm um simples pedaço de papel, impresso em uma única cor, com o menu do dia.
Fotos discretas são uma boa implementação, assim como descrições claras das refeições.
Foco na viabilidade
Não adianta preencher o seu menu com pratos requintados se você não possui os ingredientes e o know how para prepará-los. E essa preparação envolve tanto os ingredientes quanto outros fatores como técnicas, velocidade e estratégia de negócios.
Atualizações são necessárias
O seu cardápio deve passar por atualizações e mesmo repaginações com alguma frequência. Alguns dos pratos, por exemplo, podem não funcionar mais junto ao público, assim como alguns dos valores eventualmente precisarão de reajustes.
Nesse caso, produza novos menus. Nem pense em colocar uma fita com o novo preço ou prato sobre os antigos.
A relevância do preço
A política de preços é definitiva para o sucesso de empresas em qualquer ramo. Não seria diferente no de alimentação.
Tome como principal referência o público que pretende absorver. Quais são seus hábitos, costumes e comportamentos? A renda e poder aquisitivo deles combinam com os valores praticados no cardápio?
Preços bem estipulados podem salvar um negócio. Cobranças inadequadas (ou exageradas), muitas vezes, significam o fim.
Presença on-line
Muitos clientes fazem pesquisas antes de conhecer novos lugares, comparando-os com opções que já experimentaram e buscando saber mais sobre cada refeição – sendo assim, é importante que essas informações estejam disponíveis e com fácil acesso.
Invista em uma boa presença on-line do seu restaurante, partindo de uma fanpage atualizada nas redes sociais, com a disponibilização do cardápio para consulta na internet.
Não fuja da ideia
Seu restaurante foi idealizado com carinho e seguindo um conceito. Faça o máximo esforço para não descaracterizá-lo no seu cardápio, tentando seguir modinhas para conseguir atenção fácil.
Seu cliente vai notar se você tem coerência com a sua proposta ou não – e isso pesará na decisão de conhecer ou retornar para o seu estabelecimento.