Por que investir na automação da gestão financeira

Digitalizar os processos é fundamental para organizar o fluxo de caixa das pequenas e médias empresas

Publicado em 11/08/2020

Foto: Envato Elements

Uma boa estrutura empresarial é a chave para o sucesso em um contexto de mercado caracterizado pela competitividade, necessidade de inovação e constante qualificação do relacionamento com o cliente. No coração de todos esses e outros procedimentos está a saúde financeira do seu negócio, que sem uma gestão estratégica pode comprometer seu futuro.

A boa notícia é que a automação das atividades desta área pode ser uma solução para melhorar o dia a dia, trazendo organização e equilíbrio para seu fluxo de caixa. Para saber mais, continue lendo esse artigo.

O que é automação?

A automação é uma forma de otimizar os processos empresariais com o objetivo de aumentar a produtividade, tornar o dia a dia de trabalho mais eficaz e localizar os pontos mais críticos desses processos operacionais.

Com ela você consegue, por exemplo, migrar documentos, relatórios e os próprios procedimentos para um ambiente eletrônico; integrar tarefas e dados em um único software com acesso pela nuvem; armazenar informações com segurança e praticidade; e realizar tarefas burocráticas como prestação de contas e pagamento de tributação com maior facilidade.

Para que você veja com mais clareza as vantagens da automação no seu negócio, veja como ela pode te ajudar.

1. Maior controle das movimentações

Chega de confusão de dados no computador e de papelada desorganizada. A automação ajuda a centralizar as informações em um único ponto que é de fácil acesso aos gestores e funcionários.

Com isso, o controle dos procedimentos e das movimentações passa a ser mais eficaz, já que os registros desses processos estão arquivados de forma sistematizada e mais precisa.

2. Melhor análise de resultados

Para que você tome as melhores decisões e compreenda a situação do seu negócio, é fundamental ter uma visão global e mais clara dos dados, das informações e dos resultados.

Com a automação, essas informações podem ser acessadas de modo prático e com um grau de sistematização elevado, facilitando interpretações sobre as vendas, seus clientes e suas despesas.

3. Agilidade nos processos

A automação ajuda a organizar a movimentação financeira de acordo com tipos de transação, datas, valores, etc. Fica mais rápido e prático mensurar as contas da empresa, as vendas, a tributação e os lucros.

O controle de datas, prazos e quantias feito de forma integrada e de acesso facilitado através de tablets, desktops e smartphones agiliza esses processos financeiros. Você poderá também emitir boletos e notas fiscais, realizar pagamentos, acompanhar o estoque e sistematizar transações financeiras, por exemplo.

4. Redução de erros e segurança

Outra consequência de uma gestão integrada e automatizada é a redução de erros cotidianos, como o esquecimento de pagamento de determinada conta, a emissão incorreta de notas ou da própria perda de comprovantes, relatórios e conteúdos sigilosos. Um software de gestão abriga seus dados de forma segura e sistematizada, reduzindo riscos e aumentando sua segurança.

A automação da gestão financeira deve ser prioridade dentro da sua empresa para que seus investimentos sejam melhor direcionados, que o trabalho de gestores e funcionários seja mais produtivo e que seu empreendimento cresça de fato.

Como fazer

Agora que você já sabe a importância da automação da gestão financeira, fica a pergunta: como fazer? Para digitalizar e otimizar os processos da sua empresa, é fundamental contar com o apoio de um parceiro que ofereça uma solução completa.

As empresas correntistas do Santander podem ter acesso a uma ferramenta de gestão de negócios completa: o CoPiloto Santander. A solução permite que você:

  • Controle o seu estoque;
  • Registre pagamentos;
  • Acesse o fluxo de caixa;
  • Emita notas;
  • Organize as informações dos seus clientes.

Todas essas funcionalidades aumentam a produtividade no dia a dia da empresa e reduzem os custos. Com o CoPiloto, você também pode criar a sua loja virtual, com aparência, estoque, publicação e pagamentos e ativação de PDV. 

Para contratar o CoPiloto Santander, abra agora mesmo a sua conta PJ no Santander e aproveite!