Falhas na comunicação podem trazer uma série de prejuízos para a empresa. A falta de um diálogo eficiente é capaz de gerar confusão, afetar a produtividade e desperdiçar tempo e esforço da companhia. A solução para problemas desse tipo pode ser encontrada na tecnologia. Saiba como utilizar esse recurso para melhorar a comunicação com seus funcionários.
A empresa é o aplicativo
Algumas organizações, principalmente as que possuem um grande número de trabalhadores, estão realizando investimentos altos em aplicativos empresariais para engajar seus colaboradores.
Com o aplicativo vinculado aos smartphones da equipe, a tendência é que as mensagens sejam lidas de forma mais garantida. Além disso, os funcionários podem receber alertas assim que os comunicados sejam enviados.
Integração de canais de comunicação
Como nem sempre o desenvolvimento de um aplicativo próprio é viável, uma alternativa é estabelecer melhorias na comunicação interna com recursos já existentes. Uma das possibilidades é integrar os canais de comunicação, fazendo com que, uma vez que a mensagem seja disparada, todos os canais da empresa a recebam de forma automática.
Blog da empresa
O formato blog possibilita a publicação de conteúdos de forma rápida, simples e visualmente agradável.
Algumas rotinas que precisam ser constantemente reforçadas podem se transformar em um post no blog da empresa, com destaque nos portais internos para que receba maior acesso.
A linguagem do blog propicia um contato mais íntimo com os diferentes perfis de funcionários de uma organização. Além disso, a possibilidade de escrever comentários (anônimos ou não) passa a ser um incentivo à manifestação dos colaboradores.