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Saiba como fazer pesquisa de Satisfação do Cliente



Pesquisas focadas no consumidor são métodos eficazes para nortear o desenvolvimento dos negócios. Identificar o grau de satisfação do público-alvo, bem como definir políticas para melhoria do mesmo, é crucial em um bom planejamento estratégico.

Conheça os índices de satisfação do cliente

Neste artigo comentamos sobre duas das principais formas de fazer pesquisa de Satisfação do Cliente.

Criando uma pesquisa do zero

Neste caso o empresário toma para si todas as etapas de desenvolvimento da pesquisa, desde a concepção de um questionário ou formulário até a sua aplicação e medição dos resultados.

Uma sugestão está em prezar por questões simples e de fácil entendimento por parte do consumidor, em nome de respostas claras e objetivas que forneçam um panorama de quem compra na sua companhia. 

Defina os pontos que você considera que podem levantar críticas e atribua um sistema de notas numéricas, com mínimo e máximo, por exemplo.

São várias as metodologias possíveis, desde aplicação on-line divulgada por e-mail à pesquisa com formulário em papel no próprio local de venda (caso este seja físico).

Utilizando apps e recursos on-line

Mais indicada para quem tem boa parte ou a totalidade das operações na internet, a opção eé fazer uso de aplicações e facilidades on-line gratuitas para a pesquisa de satisfação.

O Google Forms é um dos softwares mais recomendados, com uma série de opções e ferramentas de aplicação, seguido de serviços mais específicos como o Survio.

Outra possibilidade é a de utilizar modelos disponíveis na web, que normalmente são distribuídos com base na finalidade da pesquisa e no segmento da companhia que pretende aplicá-la.

O que deve constar no meu questionário?

  • O seu cliente recomendaria o seu produto ou serviço?
  • Como o seu cliente descreve o que você oferece?
  • Os produtos e serviços atendem as necessidades do cliente? Quanto?
  • Qualidade e valor do produto ou serviço são adequados?
  • A sua empresa é responsiva e disponível para resolver situações ligadas às compras?
  • Qual a probabilidade do cliente voltar a fazer negócio com a empresa?

Busca pelo diferencial competitivo

Não se esqueça, o principal objetivo da realização de uma pesquisa de Satisfação do Cliente deve ser a busca por diferencial competitivo. Em outras palavras, o seu negócio precisa ter mecanismos e recursos para ser a primeira opção do consumidor frente à concorrência local e do segmento.

Procure oferecer razões para que o cliente escolha a sua companhia, além de características e detalhes que influenciem a preferência.

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