Toda empresa que deseja crescer de forma sustentável passa por diversos desafios. Entre eles, podemos citar a dificuldade de manter uma equipe engajada e reduzir a rotatividade de funcionários.
Um alto índice de desligamentos tende a causar impactos negativos, como queda na qualidade dos serviços e insegurança entre os colaboradores que permanecem na empresa. Diante dessas situações, como manter os colaboradores engajados e evitar a perda de talentos?
Para te ajudar a conquistar engajamento e aumentar a retenção de colaboradores, listamos abaixo algumas orientações.
Continue lendo para saber mais!
O que é a rotatividade de funcionários (turnover)?
O turnover é o índice de entrada e saída de colaboradores numa empresa, também conhecido como rotatividade de funcionários. Existem dois tipos de turnover: o voluntário, quando o funcionário decide sair e pede o desligamento; e o involuntário, quando a iniciativa de desligamento parte da organização.
Quando a rotatividade de funcionários é elevada, isso pode ser um indicativo de problemas com a gestão de pessoas, que se reflete em baixa satisfação de colaboradores, falta de oportunidades de crescimento ou contratações que não se adequam à cultura da empresa.
A alta rotatividade provoca gastos mais elevados com processos seletivos e treinamento de colaboradores, além de possível perda de conhecimento dentro da equipe. O turnover baixo, por sua vez, é sinônimo de um melhor aproveitamento de talentos e pode indicar que o ambiente organizacional é mais saudável para o colaborador.
Por que é importante manter os colaboradores engajados?
A preocupação com o engajamento de colaboradores tem se tornado cada vez mais frequente. Cada vez mais, as empresas entendem a importância de investir no tema para garantir o sucesso do negócio.
Quando os funcionários estão motivados, a satisfação com o trabalho é maior. Isso reflete positivamente na produtividade e comprometimento dos colaboradores, além de reduzir a chance de que eles busquem outras oportunidades no mercado.
5 Dicas para melhorar a cultura organizacional e reduzir turnover
Engajar e reter colaboradores não é uma tarefa fácil e vai muito além de oferecer um salário competitivo. Investir em engajamento ajuda a tornar o ambiente de trabalho positivo e saudável, com mais reconhecimento. Oportunidades de crescimento e boa liderança também são recursos que os colaboradores avaliam no momento de escolher entre permanecer ou não em uma organização.
Pensando nisso, preparamos 5 dicas para te ajudar a reduzir o turnover e melhorar a cultura organizacional.
📲 Clique aqui para seguir o canal do Programa Avançar no WhatsApp
-
Planeje um processo eficiente de recrutamento
O primeiro passo para garantir uma boa retenção de talentos é não medir esforços para realizar um processo seletivo eficiente.
Para evitar a contratação equivocada de um perfil não compatível com a cultura da empresa, é preciso investir no aprimoramento desse processo. Por exemplo, adotar um sistema de análise de dados mais eficiente, implementar um teste comportamental e empregar uma etapa além da simples análise de currículo e da entrevista são boas estratégias para garantir uma contratação mais assertiva.
Para isso, defina com clareza o perfil ideal da vaga, faça testes comportamentais, alinhamento cultural e tenha um onboarding bem estruturado. Dessa forma, é mais provável que o novo colaborador se integre bem aos valores e processos da empresa.
-
Crie um ambiente de trabalho motivador
É fundamental promover o espírito de equipe para impedir conflitos entre colaboradores e aumentar a sensação de pertencimento a um grupo. Uma atmosfera de trabalho negativa, com pouca interação entre colegas ou com muitos atritos, tende a reduzir o engajamento do colaborador. Com o tempo, sua motivação também cai, aumentando a chance de um pedido de demissão.
Para construir um ambiente positivo, é importante promover uma cultura de respeito, colaboração e valorização da diversidade. Além disso, investir no bem-estar da equipe por meio de benefícios é uma decisão valiosa para aumentar a satisfação dos colaboradores.
-
Reconheça positivamente o trabalho do funcionário
Reconhecer o esforço do funcionário é um modo de demonstrar que ele é valorizado dentro da empresa. Quando isso é feito de forma pública, há uma grande chance de melhorar seu engajamento. Também é possível parabenizá-lo de forma mais pessoal, repassando um feedback positivo.
Outra maneira de demonstrar o apreço pela atuação do colaborador é oferecer uma bonificação ou oportunidade de participação nas decisões. A bonificação, além de servir como prêmio por sua colaboração, pode fazer com que os demais trabalhadores busquem aprimorar seu desempenho para conseguir a recompensa. Já a oportunidade de participação nas decisões demonstra que as opiniões do funcionário são importantes.
Para organizar essas práticas, institua uma política de incentivo que oriente o líder e os liderados da empresa a reconhecerem seus colegas. Defina também os benefícios para os colaboradores, conforme critérios previamente estabelecidos.
-
Implante um plano de carreira
Um motivo que leva o colaborador a pedir demissão é a falta de perspectiva de crescimento. Para evitar isso, é importante elaborar um plano de carreira para que ele enxergue um potencial de crescimento dentro da estrutura hierárquica da organização.
Desse modo, o funcionário terá uma razão a mais para investir no trabalho, permanecendo no emprego e, ainda por cima, buscando elevar seu desempenho para ser promovido e conquistar um aumento de salário.
Vale a pena, portanto, investir em planos de carreira estruturados, com claros caminhos de crescimento. Treinamentos, capacitações e mentorias também são formas de desenvolver as habilidades dos funcionários e promover o aprendizado contínuo, demonstrando empenho para a evolução profissional.
-
Tenha líderes que inspiram e engajam
A relação dos colaboradores com os líderes é um dos fatores que pode determinar o sucesso ou insucesso do engajamento e comprometimento do time. Para que a liderança seja eficaz, é importante investir na gestão de pessoas e trabalhar a inteligência emocional de quem exerce este papel.
Outro ponto importante é estimular os líderes a serem mais próximos dos colaboradores da equipe, além de promover autonomia para que eles tomem decisões e possam evoluir constantemente.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<