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Agronegócio Gestão de Pessoas

Como reduzir a rotatividade de seus funcionários?

Reduzir a rotatividade dos funcionários (turnover) é importante para manter a qualidade no trabalho e no atendimento ao público. Quando um profissional sai da empresa, é necessário admitir e treinar um novo integrante para a equipe. Porém, ele precisa de um tempo para executar sua atribuição com eficiência. Além do mais, diminuir o turnover evita custo com a contratação de outro colaborador.

Durante o período de adaptação do novo funcionário, é possível que seu trabalho tenha um nível abaixo do desejado. Inclusive, poderá ser necessário retirar outro colaborador de sua atribuição para orientá-lo — o que, por sua vez, costuma impactar negativamente em seu desempenho. A produtividade de um setor ou até da organização pode cair se houver uma constante troca de profissionais na equipe.

Para ajudar você a evitar esse e outros problemas gerados por um índice de rotatividade elevado, listamos algumas orientações. Não deixe de conferir!

Planejar um processo correto de recrutamento

Para evitar a contratação equivocada de um perfil não compatível com a cultura da empresa, é preciso investir no aprimoramento desse processo. Por exemplo, adotar um sistema de análise de dados mais eficiente, implementar um teste comportamental e empregar uma etapa além da simples análise de currículo e da entrevista.

Nesse caso, podemos destacar dinâmicas que simulam diferentes cenários dentro da empresa, a fim de testar como cada candidato se comportaria. Também é importante evitar que o recrutamento seja muito longo, pois isso gera mais gasto.

Promover o espírito de equipe

É fundamental promover o espírito de equipe para impedir conflitos entre colaboradores e aumentar a sensação de pertencimento a um grupo. Uma atmosfera de trabalho negativa, com pouca interação entre colegas ou com muitos atritos, tende a reduzir o engajamento do colaborador. Com o tempo, sua motivação também cai, aumentando a chance de ele pedir demissão.

Reconhecer positivamente o trabalho do funcionário

Reconhecer o esforço do funcionário é um modo de demonstrar que ele é valorizado dentro da empresa. Quando isso é feito de forma pública, há uma grande chance de melhorar seu engajamento. Também é possível parabenizá-lo de forma mais pessoal, repassando um feedback positivo.

Outra maneira de demonstrar o apreço pela atuação do funcionário é por meio de uma bonificação. Além de servir como prêmio por sua colaboração, pode fazer com que os demais trabalhadores busquem ampliar seus desempenhos para conseguir a recompensa.

Para organizar essas práticas, institua uma política de incentivo que oriente o líder e os liderados da empresa a reconhecerem seus colegas. Defina também os benefícios para os colaboradores, conforme critérios previamente estabelecidos.

Implantar um plano de carreira

Um motivo que leva o colaborador a pedir demissão é a falta de perspectiva de evolução. Para evitar isso, é importante elaborar um plano de carreira para que ele enxergue um potencial de crescimento dentro da estrutura hierárquica da organização.

Desse modo, terá uma razão a mais para investir no trabalho, permanecendo no emprego e, ainda por cima, buscando elevar o desempenho para ser promovido e aumentar seu salário.

Diminuir a rotatividade de seus funcionários é essencial para cortar custo com processo de seleção, treinamento e rescisão. Além disso, o baixo nível de turnover pode significar que a empresa tem um ambiente interno positivo — o que, inclusive, serve como diferencial para atrair novos talentos em uma eventual expansão.

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