Top 5: os melhores filmes de empreendedorismo na Netflix

Confira as principais obras da Netflix que são inspiração para quem quer empreender

Publicado em 06/05/2021

mulher assistindo netflix

Muita gente sonha com o próprio negócio e tem vontade de começar sua empresa do zero. Porém, sempre tem aquela pergunta que fica pairando no ar: será que eu arrisco? Sabemos que empreender apresenta um risco e, por isso, requer um planejamento. E que tal aprendermos com os melhores?

Trouxemos aqui uma lista de 5 filmes incríveis que estão disponíveis na Netflix e são uma aula de empreendedorismo, inovação e superação. Aproveitamos para deixar algumas dicas especiais de documentários e séries que também abrangem o tema. Confira com a gente e inspire-se:

  1. Homem-Absorvente
  2. A Rede Social
  3. Steve Jobs
  4. O menino que descobriu o vento
  5. Fome de poder

Homem-Absorvente

E que tal usar o empreendedorismo para resolver problemas do cotidiano? O filme Homem-Absorvente mostra como uma ideia empreendedora aliada ao conceito de Inovação atua nesse sentido. Você não precisa apenas criar um novo produto, mas também pode resolver um problema real da sua comunidade, cidade ou país.

No filme, vemos como uma ideia pode nascer a partir da busca pela solução de um problema que afeta grande parte das mulheres na Índia. Fazendo um paralelo, percebemos o quanto as ideias de transformação digital não precisam passar necessariamente pela tecnologia, mas sim pela transformação das pessoas e empoderamento, para que possam gerar produtos ou serviços com valor e propósito.

A Rede Social

Com toda a certeza não podíamos deixar esse filme fora da nossa lista. O filme A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg na fundação do Facebook, hoje uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Ao longo do filme vemos como o até então estudante de Harvard conseguiu enfrentar os conflitos de um jovem empresário ambicioso: seu relacionamento com sócios, as disputas de propriedade intelectual, a busca por investimentos e a persistência necessária para empreender e alcançar seu sonho de conectar o mundo.

Steve Jobs

Falando em tecnologia, não podíamos deixar de citá-lo, certo? O filme biográfico Steve Jobs, da Netflix, nos mostra três momentos importantes da carreira do fundador da Apple.

Além de ser possível ver as principais dificuldades enfrentadas no início da vida de Jobs, o filme também traz lições valiosas sobre gestão de pessoas e como o espírito de liderança é fundamental no empreendedorismo.

O menino que descobriu o vento

Uma história de superação baseada em fatos reais, o filme O menino que descobriu o vento é uma produção própria da Netflix e conta a vida de William Kamkwamba.

William tinha apenas 13 anos quando foi forçado a abandonar sua escola no Malawi, no sudeste da África. Ao invés de desistir de educação, ele entrou na biblioteca e aprendeu a construir um moinho de vento que acionava uma bomba para captação de água do solo, ajudando sua comunidade num momento de grande seca da região onde vivia. Mais um filme que mostra o poder da mente empreendedora para encontrar soluções para o cotidiano.

Fome de poder

O filme Fome de poder mostra o começo da vida do empresário Ray Kroc, que fundou o McDonald’s.

Além de contar a trajetória e como o empresário conseguiu transformar a simples lanchonete numa grande rede internacional de fast food, mostra também como os irmãos McDonald perderam o negócio que construíram na beira de estrada.

É um filme interessante para enxergar como a visão empreendedora consegue entender modelos de negócio e transformá-los em tendência a partir da inovação.

#DicaExtra: séries e documentário sobre Empreendedorismo na Netflix

Pensava que tinha acabado? Além das nossas dicas de filmes, aproveitamos para separar duas séries e um documentário que também são super válidos para quem está em busca do tema. Confira!

GirlBoss

A série Girl Boss é uma produção da Netflix baseada no livro de Sophia Amoruso, uma das empreendedoras de maior sucesso no mundo da moda.

Durante os episódios, é possível acompanhar a história da fashionista que começou a vender roupas de brechó customizadas no eBay e, posteriormente, criou sua própria marca, a Nasty Gal. É um exemplo de empreendedorismo feminino que nos ensina como persistir e acreditar na sua marca cria ótimas oportunidades.

Tony Robbins: Eu Não Sou Seu Guru

O documentário Tony Robbins: Eu não sou seu guru mostra as técnicas do escritor e palestrante e traz dicas importantes sobre como empreender.

Tony Robbins é um coach que possui um programa de imersão milionário e uma agenda sempre cheia de palestras pelo mundo. Ao longo do documentário, é possível enxergar como a criação de experiências únicas e transformadoras pode ser o suficiente para criar produtos ou serviços que dão certo no mercado.  

É uma ótima escolha entre as opções de obras na Netflix sobre empreendedorismo, já que nos traz uma nova visão e ainda garante alguns conselhos de gestão e negócios.

A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Se é para falar de empreendedorismo feminino, não podemos deixar de falar de uma série que retrata a vida de Madam C.J. Walker, uma das maiores histórias de empreendedorismo do mundo.

A série, que conta com adaptações, nos mostra a principais dificuldades de uma mulher negra que sonha em criar sua própria empresa no começo do século XX. Madam C.J. Walker, foi a primeira mulher negra milionária dos EUA. No decorrer dos episódios, vemos como ela construiu sua empresa de produtos voltados para cabelos afro, que foi uma ideia inspirada na identificação da baixa autoestima e falta de aceitação do próprio cabelo por parte das mulheres da época.

Assim como vemos em Homem-Absorvente, a série nos mostra como encontrar a solução para problemas da nossa comunidade pode gerar um negócio que além de rentável é transformador na vida das pessoas.

Gostou das nossas dicas? Então, já prepare a pipoca e comece a maratona! Ah, e se você quer continuar por dentro de tudo sobre empreendedorismo, basta se cadastrar gratuitamente no Programa Avançar. Tenha acesso aos nossos conteúdos especiais para alavancar o seu negócio!

Saiba mais sobre Empreendedorismo com o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>  Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar <<