É inegável: um empreendimento só consegue alcançar o sucesso quando tem uma estratégia pré-definida. É preciso saber para onde ir e como ir antes de iniciar uma caminhada em busca de êxito nas ações. Caso contrário, o negócio tende a se perder e voltar à estaca zero – perdendo tudo o que já havia conquistado.
Planejamento estratégico é um processo de criação, implementação e avaliação que ajuda uma empresa a atingir suas metas. Baseado na missão, visão e valores de uma organização, deve ser criado pensando nos resultados que a companhia deseja alcançar.
Na hora de criá-lo, quatro pontos, fundamentalmente, devem ser levados em consideração. Confira:
Objetivo
Sua empresa já possui missão, visão e valores definidos? Se não, elabore-os antes de definir o objetivo que a organização quer alcançar.
Lembre-se que a missão apresenta como a companhia espera ser vista pelo mercado no qual está inserida, já a visão é responsável por norteá-la a partir desses fundamentos. Por fim, os valores devem guiar seus funcionários para alcançarem o que foi estabelecido.
Após defini-los, descubra o propósito e onde pretende que sua empresa chegue.
Estude o mercado
Você sabe como sua empresa pode ser impactada pelas ameaças do ambiente externo? É preciso analisar o mercado na qual ela está inserida e realizar um diagnóstico, para saber como deve se posicionar perante as outras organizações.
Identifique quais são os pontos fracos e fortes das outras companhias, para fazer uma análise comparativa em relação aos pontos fortes e fracos de sua empresa.
Plano de ação
Um Plano de Ação é um documento utilizado para planejar todas as ações necessárias para atingimento de um resultado desejado ou na resolução de problemas.
Após ter realizado as análises internas e externas e identificado as oportunidades e ameaças do mercado no qual sua empresa está inserida, será possível definir esses objetivos estratégicos e como sua organização poderá implementá-los.
Utilize o plano para verificar quais ações estão sendo realizadas e o que falta para a empresa atingir o resultado esperado.
Saiba acompanhar
A implementação nunca pode deixar de ser acompanhada. A estratégia deve ser revista constantemente, ainda mais se não estiver gerando resultados. Avalie a eficácia por meio de indicadores – que devem ter sido definidos previamente.
Nunca deixe de estudar seu mercado e concorrentes, para atualizar-se com as tendências e não ficar para trás. Com uma visão ampla e de futuro, será possível traçar um plano estratégico realmente competitivo.