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Todo negócio que gera resultados positivos possui um planejamento estratégico que conduz seu posicionamento e atividades. Se você está planejando criar uma nova empresa ou aprimorar os serviços oferecidos por sua atual, não pode deixar de investir no desenvolvimento de uma boa estratégia.
Na hora de elaborar planos e iniciativas para apresentar seus produtos e serviços para o mercado de forma efetiva, alguns conceitos devem ser levados em consideração. Entenda seus significados e como aplicá-los à realidade de sua empresa:
POTENCIAL DE MERCADO
Uma empresa precisa conhecer seu público-alvo e como atingi-lo. Por isso, precisa analisar quanto seus potenciais clientes podem gastar com seus produtos e serviços e quais são as companhias concorrentes no mercado atualmente.
A análise pode ser dividida em três questões: quantas pessoas compõem o segmento que quero atuar? Quanto dinheiro possui esse segmento? E qual porcentagem pode ser destinada para comprar o que estou vendendo? – a última resposta equivale ao valor do Potencial de Mercado do seu produto ou serviço.
PROPOSTA DE VALOR
A Proposta de Valor é o conjunto de benefícios entregues pela empresa ao seu público. Um empreendimento deve saber responder a pergunta “por que eu, como consumidor, deveria comprar de você?” com algum diferencial – para destacar-se das concorrentes. Ou seja, para iniciar um negócio e fazê-lo dar certo, é necessário criar ações que o diferenciem do que já há no mercado.
PLANO PARA ADQUIRIR CLIENTES
Um planejamento estratégico para adquirir clientes deve definir como sua empresa vai atingir positivamente seu público-alvo. Para isso, é necessário analisar potenciais consumidores e parceiros e definir estratégias para investir e conquistar cada um deles – a comunicação e iniciativas devem ser diferentes para cada nicho específico.
Tenha em mente que clientes consomem de locais que entregam serviços e produtos que respondam às suas expectativas e necessidades.
LOGÍSTICA
Depois de lançar o novo negócio, é vital que seus canais de vendas e distribuição estejam trabalhando bem. Se o seu produto vai ser exportado, sua empresa vai ser a responsável pelo empacotamento ou esse serviço será terceirizado? Se alguém ligar perguntando de um produto, quem atende à ligação? É preciso ter uma logística de relacionamento e entrega bem definida e estruturada: uma companhia não pode comprometer-se a entregar um produto em um outro estado se não possui mão de obra adequada para isso.
ANÁLISE
Uma empresa, para manter-se bem posicionada no mercado, nunca pode deixar de analisar seus serviços, produtos, clientes e segmento no qual está inserida. Estudar tendências, resultado de vendas, experiências de consumidores, entre outros itens, é fundamental para guiar a companhia para o caminho mais assertivo: o do sucesso.