Busca
Agronegócio Prospera

Controle de contas a pagar: O que é e 5 dicas para fazer o seu

A imagem mostra uma pessoa mexendo em um conjunto de papeis espalhados pelo chão.

O que você precisa saber: 

  • O controle de contas a pagar é uma ferramenta para te ajudar a não se esquecer de pagar as contas do seu negócio; 

  • Entre as vantagens de usá-lo em seu dia a dia estão evitar juros, que encarecem as dívidas; 

  • É importante sempre manter seu controle de contas a pagar atualizado. 

Você já se esqueceu de pagar uma conta do seu negócio e se viu tendo que lidar com juros e gastar mais do que o esperado? Então, você precisa de um controle de contas a pagar. 

Essa simples ferramenta é uma maneira de garantir que você não vai se esquecer de pagar suas contas, fique sempre em dia com os valores devidos e sempre tenha tudo regularizado, desde pagamentos de impostos até pagamentos de fornecedores. 

Continue lendo para aprender como criar seu controle de contas a pagar com o Prospera! 

O que é o controle de contas a pagar?

O controle de contas a pagar é uma ferramenta que você pode usar em seu negócio para administrar todas as despesas devidas. 

Esse controle pode ser feito de modo digital, em uma planilha, ou em um caderno. Nele, é importante conter informações como: 

  • Para quem é preciso pagar; 

  • Valor a ser pago; 

  • Data de vencimento/pagamento. 

Além disso, é possível adicionar outras informações nele, como categoria da despesa, data em que ela foi feita, forma de pagamento negociada e até mesmo um controle para que você saiba se ela foi paga ou não. 

Quais as vantagens de ter um controle de contas a pagar?

Ter um controle de contas a pagar traz uma série de vantagens para seu negócio. Entre elas estão: 

  • Poder planejar suas finanças; 

  • Poder organizar suas contas; 

  • Evitar juros e outros prejuízos financeiros; 

  • Conseguir negociar prazos de pagamento e descontos

  • Conseguir visualizar quais despesas podem ser eliminadas, aumentando seu lucro

Microcrédito Prospera Santander

5 dicas para fazer o controle de contas a pagar

O Prospera tem 5 dicas para te ajudar a fazer o controle de contas a pagar da sua empresa! Veja agora quais são elas e comece a fazer o seu! 

  1. Organize suas contas 

Para colocar todas as contas em seu controle, é preciso saber quais são elas. Por isso, o primeiro passo para fazer o controle de suas contas a pagar é organizá-las. 

Separe todas as contas do seu negócio, veja as que já estão pagas, as que venceram e as que vão vencer. Depois, comece a organizá-las de acordo com a urgência: as que estão atrasadas devem ser negociadas, as que irão vencer devem ser pagas e as que já foram pagas devem ser arquivadas. 

A partir daí, você pode começar a elaborar seu controle de contas a pagar sem deixar nenhuma de fora. 

  1. Anote tudo 

Não importa se a conta a pagar é de R$10, é muito importante que você sempre se lembre de anotá-la em seu controle. Isso porque, com juros, valores pequenos podem se tornar enormes e uma conta não paga de R$10 pode se tornar uma dívida enorme e deixar seu nome sujo – e o da sua empresa também. 

  1. Preste atenção aos prazos 

Deixar de pagar contas gera juros e juros significam mais custos para você. Portanto, sempre se atente aos prazos de pagamento e deixe-os o mais claro possível em seu controle de pagamentos. 

Vale grifar em vermelho, escrever em uma letra maior ou deixar em negrito: o que importa é que o prazo chame sua atenção para que você não o perca. 

  1. Sempre atualize seu controle de contas a pagar 

Quando se usa uma ferramenta de controle financeiro, como é o caso do controle de contas a pagar, é preciso criar a rotina de atualizá-la. 

Atualize seu controle de contas a pagar sempre que surgir uma dívida nova e crie o costume de analisar se deixou algo de fora. E isso vale para toda ferramenta de controle financeiro que você tem, como o fluxo de caixa, por exemplo. 

  1. Deixe o controle em um lugar visível 

Se o controle de contas a pagar é feito para fazer te lembrar das contas que você precisa pagar, isso significa que você precisa estar sempre de olho nele. Ou seja, fazer esse controle e deixá-lo jogado na gaveta ou largado em uma pasta dentro do seu computador é inútil. 

Deixe seu controle de contas a pagar sempre a vista, em um lugar que você possa verificá-lo sempre e não se esqueça de pagar o que está registrado lá. 

Modelo de controle de contas a pagar 

Agora que você já sabe tudo sobre o controle de contas a pagar, nós temos um modelo para que você comece a usá-lo em seu negócio! 

Para baixá-lo, basta clicar em cima da imagem com o botão direito do mouse, clicar em “Abrir imagem em uma nova guia” e depois em “Salvar imagem como”. Aí é só imprimir seu controle de contas a pagar e usá-lo seguindo nossas dicas! 

 

A imagem mostra uma tabela de controle de contas a pagar. Controle de contas a pagar: use nosso modelo para monitorar as contas da sua empresa.

O controle de contas a pagar faz parte do cuidado das finanças com seu negócio. Aprenda mais sobre esse cuidado com nosso curso de Educação Financeira! É 100% gratuito, então não perca tempo e comece já.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.