Responsável por 50% das exportações e cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o agronegócio sempre foi determinante para o bom desempenho da balança comercial e para a retomada do crescimento econômico do país. O excelente desempenho, contudo, não representa a ausência de desafios para o desenvolvimento do setor.
Neste artigo, você vai conhecer de que forma a infraestrutura, a tecnologia, a conjuntura internacional e a as questões ambientes influenciam o processo de exportação no agronegócio. Boa leitura!
Desenvolvimento da infraestrutura
O desenvolvimento de uma infraestrutura eficiente é um dos grandes entraves para o aperfeiçoamento da escoação da produção agropecuária brasileira. A melhoria da malha rodoviária e o estímulo da alternativa ferroviária ainda parecem distantes da realidade brasileira.
As principais consequências da deficiência nas áreas de transporte e armazenamento são a perda de produtos e o alto custo logístico. Assim, para não ficar no prejuízo, o exportador precisa elevar o preço da mercadoria, que chega menos competitiva aos outros países.
Adoção de novas tecnologias
É verdade que a introdução de novas tecnologias no setor agropecuário brasileiro tem oportunizado o aumento significativo da produção na última década. Para se tornar cada vez mais competitivo, no entanto, o ritmo de inovação deve ser acelerado.
Nesse sentido, é preciso ficar atento a novas ferramentas para aprimorar a produção. Drones, por exemplo, já são utilizados com sucesso para mapear áreas agrícolas e identificar pragas.
Alterações na conjuntura internacional
No cenário internacional, deve-se observar o comportamento de dois dos principais compradores de produtos brasileiros: China e Estados Unidos.
O parceiro oriental é o cliente número um do agronegócio brasileiro. A grande demanda — o país possui 1,3 bilhão de habitantes — e o constante crescimento econômico fazem da China um atraente destino para as mercadorias produzidas aqui.
O ideal, contudo, é diminuir a dependência desse mercado, uma vez que uma desaceleração chinesa pode representar um impacto significativo para a produção agropecuária do Brasil.
Já os vizinhos americanos vivem um momento de incerteza com a chegada de Donald Trump à Casa Branca. O novo presidente foi eleito com um discurso de proteção à produção norte-americana, o que pode prejudicar a entrada de artigos brasileiros naquele país.
Questões ambientais
Buscar uma produção sustentável ganha cada vez mais importância para competir no mercado internacional. Ano a ano, aumenta a preocupação dos consumidores com os danos causados ao meio ambiente e com o impacto que a ação humana causa à natureza.
É preciso, dessa forma, aliar o desenvolvimento da produção com a adoção de tecnologias e de políticas que visem a redução da degradação de florestas e da poluição.
O processo de exportação, portanto, precisa estar atento aos desafios que se impõem no mundo atual. É preciso que o Brasil invista em infraestrutura a fim de que o custo para escoamento da produção seja reduzido.
Por outro lado, os produtores devem introduzir tecnologias que busquem aumentar a produtividade e reduzir o impacto no meio ambiente. Assim, o país estará preparado para enfrentar competidores estrangeiros e aumentar sua participação no mercado.
Gostou de saber um pouco mais sobre os entraves da exportação no agronegócio? Então assine agora a nossa newsletter e passe a receber em sua caixa de entrada conteúdo sobre gestão de negócios e internacionalização de empresas!