Busca
Agronegócio Internacionalização

Exportação no agronegócio: quais os principais desafios?



Responsável por 50% das exportações e cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o agronegócio sempre foi determinante para o bom desempenho da balança comercial e para a retomada do crescimento econômico do país. O excelente desempenho, contudo, não representa a ausência de desafios para o desenvolvimento do setor.

Neste artigo, você vai conhecer de que forma a infraestrutura, a tecnologia, a conjuntura internacional e a as questões ambientes influenciam o processo de exportação no agronegócio. Boa leitura!

Quer mais informações sobre importação e exportação? Clique aqui para se cadastrar gratuitamente em nosso portal e assistir nossa websérie Negócios Internacionais

Desenvolvimento da infraestrutura

O desenvolvimento de uma infraestrutura eficiente é um dos grandes entraves para o aperfeiçoamento da escoação da produção agropecuária brasileira. A melhoria da malha rodoviária e o estímulo da alternativa ferroviária ainda parecem distantes da realidade brasileira.

As principais consequências da deficiência nas áreas de transporte e armazenamento são a perda de produtos e o alto custo logístico. Assim, para não ficar no prejuízo, o exportador precisa elevar o preço da mercadoria, que chega menos competitiva aos outros países.

Adoção de novas tecnologias

É verdade que a introdução de novas tecnologias no setor agropecuário brasileiro tem oportunizado o aumento significativo da produção na última década. Para se tornar cada vez mais competitivo, no entanto, o ritmo de inovação deve ser acelerado.  

Nesse sentido, é preciso ficar atento a novas ferramentas para aprimorar a produção. Drones, por exemplo, já são utilizados com sucesso para mapear áreas agrícolas e identificar pragas.  

Alterações na conjuntura internacional    

No cenário internacional, deve-se observar o comportamento de dois dos principais compradores de produtos brasileiros: China e Estados Unidos.

O parceiro oriental é o cliente número um do agronegócio brasileiro. A grande demanda — o país possui 1,3 bilhão de habitantes — e o constante crescimento econômico fazem da China um atraente destino para as mercadorias produzidas aqui.  

O ideal, contudo, é diminuir a dependência desse mercado, uma vez que uma desaceleração chinesa pode representar um impacto significativo para a produção agropecuária do Brasil.

Já os vizinhos americanos vivem um momento de incerteza com a chegada de Donald Trump à Casa Branca. O novo presidente foi eleito com um discurso de proteção à produção norte-americana, o que pode prejudicar a entrada de artigos brasileiros naquele país.

Questões ambientais

Buscar uma produção sustentável ganha cada vez mais importância para competir no mercado internacional. Ano a ano, aumenta a preocupação dos consumidores com os danos causados ao meio ambiente e com o impacto que a ação humana causa à natureza.

É preciso, dessa forma, aliar o desenvolvimento da produção com a adoção de tecnologias e de políticas que visem a redução da degradação de florestas e da poluição.

O processo de exportação, portanto, precisa estar atento aos desafios que se impõem no mundo atual. É preciso que o Brasil invista em infraestrutura a fim de que o custo para escoamento da produção seja reduzido.

Por outro lado, os produtores devem introduzir tecnologias que busquem aumentar a produtividade e reduzir o impacto no meio ambiente. Assim, o país estará preparado para enfrentar competidores estrangeiros e aumentar sua participação no mercado.

Gostou de saber um pouco mais sobre os entraves da exportação no agronegócio? Então assine agora a nossa newsletter e passe a receber em sua caixa de entrada conteúdo sobre gestão de negócios e internacionalização de empresas!

Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 6135

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.