Passar a atuar em um mercado internacional, logo de cara, exige da empresa uma nova configuração. É preciso mudar para atender às demandas que podem ser exigidas além das fronteiras do país.
No entanto, é sempre importante ressaltar que, por trás da estrutura da instituição em si, existe uma figura fundamental e humana, que também pode sentir a pressão e a cobrança para ser um gestor internacional.
No processo de internacionalização, esse profissional será uma figura bastante decisiva na condução dessas jornadas e isso vai pedir que, independente de quem seja esse agente, ele apresente algumas características obrigatórias.
As fronteiras do idioma
Definitivamente, já foi a época em que ter um bom inglês fosse um diferencial no mercado internacional. Hoje, o consenso que tem sido apresentado é o de que a língua é o ponto de partida.
Estabelecer reuniões, videoconferências, viagens internacionais e lidar com todos os trâmites que fazem parte das atividades. Essas são missões extremamente difíceis sem a linguagem como ferramenta básica.
Uma cultura global
Muito mais que saber falar e compreender, para ser um gestor internacional é preciso estar disposto a encarar todos os tipos de cultura, propostas e iniciativas ao redor do globo.
É necessário saber se adaptar à cultura organizacional que esse processo fora das fronteiras do país exige.
Horários, costumes, carreiras e procedimentos devem ser assimilados e respeitados, usando empatia e colaboração.
A importância do networking na internacionalização
Assim como o networking é importante para as relações comerciais no desempenho do trabalho em terras brasileiras, da mesma maneira, esse recurso se faz importante na internacionalização.
Se relacionar (falar e saber ouvir), trocar experiências, informações e criar uma rede de contato com players no exterior pode se configurar em uma vantagem na hora dos negócios.
Para aprimorar a experiência diante desses desafios, uma ferramenta que pode trazer bons frutos é o Clube Santander Trade, espaço para conhecer outras empresas e também divulgar o seu negócio no mundo todo.
Imerso nesse ambiente – e com o apoio de algumas das características obrigatórias para ser um gestor internacional –, você estará mais preparado para conseguir potenciais clientes e fornecedores fora do país.
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