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A taxação de impostos menor que no Brasil, a aceitação da mercadoria e a satisfação pessoal por transpor barreiras foram os principais fatores que levaram mais de 8 mil micro e pequenas empresas brasileiras a ingressar no mercado externo nos últimos anos.
Essas informações foram apresentadas por uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em junho deste ano. Os principais entraves que ainda impedem uma empresa desse porte a comercializar um volume maior de produtos no exterior são a excessiva burocracia e o custo da logística.Perfil
Mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras são micro e pequenas empresas, segundo o estudo. As vendas realizadas por esses negócios no exterior corresponderam a um total de US$ 1,239 milhões no ano passado.
Das 8,3 mil micro e pequenas empresas exportadoras analisadas:
- 47,1% são do ramo industrial;
- 41,2% do ramo comercial;
- 10,6% do setor agropecuário;
- E 1,1% do setor de serviços.
Mercados
Os principais mercados para os pequenos negócios nacionais são os países do Mercosul e da União Europeia, além dos Estados Unidos e do Canadá. A pesquisa também identificou uma participação razoável dos continentes asiático e africano.
Não foi identificado um critério para a escolha dos países importadores entre os entrevistados. No caso das empresas avaliadas, as vendas atendem a uma demanda pré-existente e uma prospecção planejada aconteceu em poucos casos. A decisão de exportar para um determinado país foi baseada, portanto, na verificação da aceitação do produto.
O Sebrae recomenda algumas dicas para quem quer exportar e busca ganhar competitividade acessando o mercado externo:
- Definir os objetivos pretendidos com a internacionalização;
- Fazer uma estratégia de internacionalização e um alinhamento com a estratégia do mercado interno;
- Identificar barreiras tarifárias (imposto de importação no mercado de destino) e não tarifárias (normas técnicas, cotas etc.) impostas pelos mercados pretendidos;
- Conhecer os principais aspectos tributários e de composição de custos na internacionalização;
- Conhecer os regimes aduaneiros especiais (drawback, admissão temporária etc.) para identificar benefícios;
- Compreender que o planejamento estratégico necessita incluir o risco calculado;
- Conhecer as linhas de financiamentos à internacionalização;
- Comunicar-se em outro idioma.
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