Não é incomum em conversas por aí você ouvir de alguns comerciantes que eles, atualmente, não conseguem imaginar como seria a vida sem o uso da ferramenta do WhatsApp nos negócios.
O aplicativo de mensagens instantâneas, que hoje pertence ao Facebook, há tempos caiu nas graças dos usuários para ir muito além das piadas, correntes com assuntos políticos e proliferação de vídeos e memes.
A ferramenta já é utilizada como poderosa aliada na saúde, educação, ciência, entre tantos outros setores. Na área médica, por exemplo, especialistas ligados ao atendimento de ferimentos causados por animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões, possuem uma rede conectada em tempo real, via WhatsApp, para tirar dúvidas sobre possíveis soros e antídotos nas situações de emergência.
Você ainda não incorporou o WhatsApp nos negócios? Mesmo que você não trabalhe com a venda direta de produtos, saiba que o aplicativo também pode ser um apoio fundamental nas suas operações.
Selecionamos aqui algumas situações.
Utilize o WhatsApp para criar uma comunidade de interesses
Com certeza você participa de pelo menos um grupo de WhatsApp no seu dia a dia. Pode reparar que, muitas vezes, o material enviado nesses espaços é excessivo, invasivo e não lhe desperta o menor interesse.
Agora, já pensou no contrário? Um grupo de WhatsApp com a temática da sua área de atuação, composto por potenciais clientes, stakeholders e pessoas que tenham alguma ligação com seu segmento. Esses públicos podem estar sedentos por novidades, informações, ofertas e uma infinidade de interações. Pode ser, inclusive, uma chance de fidelizar o consumidor.
Importante: da mesma maneira que alguns maus costumes nos outros grupos podem tirar você do sério, o mesmo vale para esse grupo corporativo. Analise muito bem o que vai ser colocado e qual a forma da interação.
A ferramenta deve ajudar – e não se transformar em um incômodo.
Estreite o relacionamento com o cliente pelo WhatsApp
Existe a possibilidade de manter um contato com o cliente e, até mesmo, fazer negócios na tela do WhatsApp? Existe. Você deve utilizá-lo para esse fim? Depende.
Antes de iniciar uma movimentação dessa natureza, é muito importante que seja feita uma reflexão estrutural da sua empresa. É preciso saber se haverá “braços” suficientes para atender a essas demandas. Uma vez iniciado, esse procedimento deve ser cumprido com excelência.
Do contrário, há o risco de se transformar em um vilão para os seus negócios.
A interação com os consumidores também é muito bem recebida na forma de SAC. Estipular ações de atendimento ao consumidor na rapidez de uma resposta de WhatsApp causa uma boa impressão e simboliza forte atenção ao cliente.
Mais uma vez: é fundamental que, uma vez anunciado, o serviço de fato funcione – ou vai ser sinômino de desorganização, na visão dos usuários.
Com cuidado e planejamento, o WhatsApp nos negócios tem tudo para se converter em uma ferramenta indispensável no seu dia a dia e, aí sim, como os comerciantes do início desse artigo, você vai ficar se perguntando: “Como é que eu sobrevivi até hoje sem esse recurso?”