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Produção de conteúdo: guia para iniciantes




A migração do consumidor para os meios de comunicação digitais fez com que o método de produção de
conteúdo na web se tornasse uma maneira importante de atrair o cliente. Além disso, passou a fornecer apoio a outras estratégias virtuais.

Segundo um relatório da Ascend2, cerca de 72% dos profissionais de marketing afirmam que a tática de Search Engine Optimization (SEO) mais efetiva é a produção de conteúdo relevante.

Pensando na importância dessa atividade para a empresa, elaboramos um guia prático sobre como desenvolver essa estratégia. Confira!

O que é produção de conteúdo para a web?

A era digital trouxe consigo novas formas de buscar o conhecimento e a informação. As organizações, dessa forma, estruturaram-se para utilizar esses meios de comunicação objetivando dialogar com o consumidor e educá-lo sobre seus produtos/serviços.

A produção de conteúdo é, portanto, uma maneira de oferecer respostas às demandas do consumidor, atribuindo ideias relevantes para a sua vida e, ao mesmo tempo, apresentando a proposta da empresa e o seu produto/serviço.

Quais são as vantagens da produção de conteúdo?

Ao estabelecer um contato que impõe a autoridade do negócio em um assunto e, ao mesmo tempo, certa compreensão sobre as necessidades do cliente, a estratégia de produção de conteúdo oferece inúmeras vantagens:

  • a construção de um relacionamento próximo entre consumidor e organização;

  • a oferta de conteúdo valioso ao cliente;

  • a posição de domínio e autoridade no ramo no qual a empresa atua, oferecendo a ela relevância nesse segmento;

  • o aumento da visibilidade da marca via compartilhamento de conteúdo de qualidade.

O que é necessário para ter uma produção de conteúdo?

Saber quem são os seus clientes

Um dos principais elementos aos quais se deve estar atento é o perfil do cliente com o qual a empresa dialoga. Para saber de que forma o marketing de conteúdo deverá ser conduzido, é necessário compreender seus interesses e suas demandas. Dessa forma será possível entender quais desejos e necessidades você precisa suprir.

Oferecer conteúdo que agregue valor

Após compreender as demandas do cliente, o conteúdo produzido deve sanar uma dúvida ou um problema dele. Isso agregará valor ao anúncio e aumentará, cada vez mais, a confiança que o consumidor tem nas informações que você oferece a ele.

Desenvolver uma linguagem clara e acessível

Para que o problema do consumidor seja solucionado e para que a divulgação da marca seja ampla, é necessário desenvolver uma linguagem que atinja a todos os potenciais consumidores da empresa. Sendo assim, clareza e acessibilidade no vocabulário e nas construções gramaticais são de extrema importância.

Estar atento aos indicadores de sucesso

Para produzir um conteúdo continuamente aprimorado, é necessário ter atenção aos indicadores de sucesso e de desempenho, uma vez que eles mostrarão as melhores estratégias a serem seguidas nas próximas produções.

Por exemplo: o alcance de visualizações, os compartilhamentos via redes sociais e o número de compras efetuadas por intermédio do conteúdo são métricas importantes que podem nortear o desenvolvimento de materiais relevantes.

A produção de conteúdo na web é um dos mecanismos mais eficazes para divulgar um produto de maneira atrativa e relevante para o consumidor. Essa estratégia, entretanto, deve estar alinhada aos objetivos do negócio. A mensagem emitida ao público precisa ser exata para que se cumpra a expectativa de visibilidade e de crescimento da empresa.

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