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IGTV: entenda como funciona o YouTube do Instagram

Tudo começou com as fotos, depois veio o vídeo de até 15 segundos, seguido pelos stories. Agora, em tempos de transmissões ao vivo, o IGTV é o grande destaque do Instagram.

A rede social não para de se reinventar e, por isso, tem se consolidado como uma plataforma multimídia atrativa tanto para o usuário quanto para a empresa.

Neste artigo, você vai descobrir mais sobre o IGTV e entender como essa ferramenta funciona. Também vamos mostrar de que forma ele é capaz de facilitar a estratégia de marketing da sua companhia. Confira!

O que é o IGTV?

O IGTV, ou Instagram TV, é uma plataforma voltada para vídeo incorporada à rede social. Os recursos variam conforme a conta, dividindo-se entre as que são verificadas na plataforma e as que não são.

A função lançada em junho de 2018 pode ser usada tanto dentro do próprio Instagram quanto em um aplicativo à parte. Ele foi criado para mudar a maneira como o conteúdo visual é consumido na web.

O diferencial é o formato do vídeo, que é apresentado apenas na vertical com duração de até uma hora.

Como funciona essa ferramenta?

O primeiro passo é baixar o aplicativo do Instagram ou do IGTV. A interface de ambos é praticamente a mesma. No caso do Instagram, basta clicar na parte superior da tela, no ícone de TV.

Na página inicial, é possível ver sugestões de conteúdo produzido por quem você segue e de material audiovisual elaborado pelos perfis mais populares.

Tudo isso é dividido em quatro abas:

  • "Para você";
  • "Seguindo";
  • "Populares";
  • "Continuar assistindo".

Nesta última, por exemplo, é possível encontrar aquele conteúdo que você tinha começado a ver, mas interrompeu.

No canto direito, ao lado da barra de pesquisa, é possível visualizar o seu perfil. Nele, você carrega um vídeo ou visualiza o que já foi publicado.

Como utilizar o IGTV na estratégia de marketing?

A primeira parte para inserir o IGTV na sua estratégia é definir o tipo de conteúdo que deseja passar para o seu público. É preciso investir em um material útil, que atraia o usuário.

Imagine que a sua empresa lide diretamente com venda de insumos para confeitaria. Ela poderá produzir material com receita, entrevista com algum chef renomado ou um tutorial sobre como utilizar a mercadoria vendida.

O ideal é fazer uma pesquisa prévia para saber o que agrada o consumidor. É possível adotar diferentes formatos de conteúdo, desde um tutorial até uma entrevista, por exemplo. Feito isso, é hora de atentar à qualidade do vídeo.

Ele deve ser filmado na vertical, pois este é o formato aceito na plataforma. O limite do vídeo é de 60 minutos, então é necessário elaborar um roteiro que se encaixe nesse tempo. Além disso, o vídeo deve ter imagem de qualidade e áudio claro.

Para garantir a interação com o usuário, abra espaço para sugestão. Mas deixe também o direct disponível para dúvidas. Tente criar algo diferente do que já é feito em outras redes sociais da empresa. Afinal, o material precisa ser novo, do contrário corre o risco de não ser interessante.

Por fim, é importante fazer integração com outras estratégias. Que tal usar o recurso de stories para avisar sobre algum vídeo novo que foi publicado, convidando o público a assisti-lo?

O IGTV veio para tornar o conteúdo em vídeo uma realidade cada vez mais próxima do usuário. Ele ajuda a empresa a interagir com o público, além de trazer informação por meio de um material rico.

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