Foto: Shutterstock
Ter uma boa ideia de negócio não basta. Para que uma empresa dê certo, o empreendedor precisa planejar como será o posicionamento de sua organização na hora de conquistar potenciais clientes. Como, atualmente, estar na internet é necessário para alcançar um maior número de pessoas, a presença no online deve ser o principal ponto a ser pensado na hora de lançar um novo serviço.
Confira, abaixo, quatro itens que um empreendedor precisa considerar antes de divulgar seu negócio online.
Clientela
Clientes são a alma do negócio e saber servi-los é essencial para o sucesso a longo prazo de uma empresa. Por isso, um empreendedor, antes de lançar seu serviço online, deve identificar quem quer atingir.
Quem é seu público-alvo? O que esperam da organização? O que eles estão precisando? Como podem considerar o serviço diferenciado?
Com os questionamentos devidamente respondidos, é preciso definir como o serviço será entregue para essas pessoas e como construir um bom relacionamento para que tornem-se consumidores fiéis.
Marca
O empreendedor precisa construir uma identidade de marca que comunique tudo o que a sua empresa quer passar. Para desenvolvê-la, é preciso refletir sobre como gostaria que clientes de outras organizações vissem o seu próprio negócio.
O objetivo é criar uma marca poderosa que as pessoas possam confiar e sentirem-se à vontade para negociar.
Como a empresa estará presente online, é preciso definir como será a interação da marca com os usuários. Selecionar um funcionário para acompanhar a comunicação e os usuários nas mídias sociais e demais canais online é essencial para criar e manter uma imagem amigável e presente.
Estratégia de marketing
Algumas estratégias já foram definidas. Agora, o empreendedor deve pensar como vai anunciar seus serviços e produtos. Pensando em seu público-alvo, é necessário definir a forma mais eficiente de atingi-los: por meio de campanhas online, e-mails marketing, promoções, programas de fidelidade etc.
Logística
Estar presente na internet significa que pessoas do mundo inteiro terão acesso ao portal e serviços de uma empresa. O empreendedor precisa delimitar os locais que deseja atuar. É necessário pensar na logística: os produtos podem ser entregues em que cidades e estados? As estratégias de marketing têm potencial de atingir qual público?