O LinkedIn é a maior e mais famosa rede social profissional. Nela, profissionais e empresas de todos os segmentos estabelecem conexões visando ampliar o networking. Não basta, porém, apenas criar o perfil da sua empresa. É preciso mantê-lo ativo, com publicações sobre o seu negócio. A recomendação é que o perfil seja atualizado ao menos uma vez por semana.
E atenção! Não se trata de reproduzir os conteúdos publicados em redes como Instagram e Facebook; ao contrário: o LinkedIn não é o espaço para vender, diretamente, produtos e serviços ou anunciar promoções. Ele é o ambiente para sua empresa estabelecer e cultivar relacionamentos, apresentando como atua, com atende as necessidades de seus clientes, como trata seus funcionários.
Confira dicas sobre o tipo de conteúdo que é interessante postar no LinkedIn:
Cases de clientes (sempre com autorização)
Essa dica funciona muito para quem presta serviços. Contar uma solução encontrada para um cliente ou apresentar o resultado de um trabalho é uma excelente forma de apresentar seu negócio. Esse tipo de conteúdo não só deixa claro o que a empresa faz, mas também como as coisas são feitas. Quem trabalha com decoração de ambiente pode mostrar soluções criativas encontradas para um cliente; um petshop pode apresentar o “antes e depois” de uma tosa desafiadora; entre inúmeros outros exemplos. É fundamental, no entanto, obter a autorização do cliente para a publicação (preferencialmente com um registro, como uma troca de e-mails, mensagem no WhatsApp ou até mesmo, com assinatura de um termo de autorização).
Soluções, melhorias, inovações e investimentos
O LinkedIn é um bom espaço para divulgar os avanços do seu pequeno negócio. Seu time encontrou uma solução para um problema recorrente? Você realizou uma melhoria? Adquiriu um equipamento? Compartilhe. A dica aqui é sempre ir além do fato em si. Ou seja, o post deve servir para reconhecer as pessoas envolvidas na melhoria/solução ou mostrar qual a vantagem para seu cliente/consumidor de determinada aquisição.
Informações sobre seu segmento de atuação
É interessante compartilhar dados e informações sobre o seu segmento de atuação, como, por exemplo, pesquisas em geral, estudos científicos, índices e indicadores setoriais. Isso faz com que as pessoas vejam seu perfil como uma referência do setor, além de mostrar que sua empresa segue atualizada e atenta a tendências.
Temas de interesse/curiosos do seu negócio
Aproximar seu cliente do dia a dia da sua empresa pode ser algo interessante. Mostrar uma etapa do seu processo; explicar uma questão técnica de forma simples; destacar a qualidade de uma matéria-prima. Tudo isso pode ser tema dos posts de sua empresa.
Conteúdo de terceiros
Replicar conteúdos de terceiros que julgue relevante é uma forma de manter o perfil atualizado de maneira fácil. Porém, alguns cuidados são importantes. Faça isso com moderação; jamais copie o conteúdo: compartilhe, para ficar clara a autoria original; e sempre indique porque você achou aquilo interessante/importante.
Referências diversas
Você pode indicar cursos, livros, aplicativos, filmes e séries que se relacionem com seu negócio ou a visão, valores e missão de sua empresa. O importante é sempre explicar porque se está indicando, e, preferencialmente, informar como a pessoa pode ter acesso às indicações. Por exemplo, informar se o livro está à venda em livrarias, colocar o link para o curso indicado ou indicar onde a pessoa pode assistir ao filme (ou série) mencionado.
Datas especiais
Da mesma forma como é possível usar as datas especiais para criar oportunidades de consumo, elas também podem servir de assunto para suas postagens. Lembre-se apenas da regra de que a comunicação, no LinkedIn, não deve ser voltada diretamente para a venda de produtos ou serviços.
Reconhecimento dos profissionais
Mostrar a equipe, reconhecer esforços e soluções, celebrar aniversários (sempre contando com a autorização de quem está sendo mencionado), mostra o clima interno e o respeito às pessoas, que afinal, fazem a empresa.
Ainda na dúvida de como se posicionar no LinkedIn? Dê uma olhada no que fazem empresas que você admira ou que é cliente, além, claro, de observar como seus concorrentes se posicionam. Mais que tudo, porém, respeite a personalidade da sua empresa no momento das postagens e lembre-se: não se trata da sua página pessoal. Evite temas polêmicos, posicionamentos políticos (a menos que isso faça parte da personalidade de sua marca) ou comentários de assuntos não relacionados ao seu negócio.