Foto: Pixabay
Com o aumento de ataques cibernéticos em diversas plataformas, a segurança da informação é um dos temas mais relevantes para usuários e empresas atualmente. Não são apenas os computadores que estão sujeitos a invasões – muitos aplicativos podem apresentar vulnerabilidades e deixar os dados inseguros.
Um dos apps mais populares do mundo, o WhatsApp é utilizado tanto para conversas pessoais como para contatos comerciais. Por isso, é importante utilizá-lo de forma segura. Confira a seguir as dicas listadas pela revista Fast Company para tornar o WhatsApp mais seguro.
Privacidade
A configuração padrão do WhatsApp permite que qualquer usuário veja as suas informações pessoais, como foto, legenda, status e último horário que você esteve online – mesmo os contatos que você não conheça.Para ter mais privacidade, certifique-se de que as opções de permissão para quem pode ver esses dados não estão definidas como 'Todos'. Você pode alterar a configuração para 'Ninguém' ou apenas 'Meus contatos'. Essa mudança é simples: acesse as configurações do WhatApp e selecione Conta > Privacidade > Foto e conta do perfil > Privacidade > Sobre.
Na função de status, todos os seus contatos podem ter acesso a essas publicações. Para deixar essas informações restritas a pessoas específicas, vá em Conta > Privacidade > Status e escolha entre as opções 'Meus contatos, exceto' ou 'Somente compartilhar com'. Na primeira opção, é possível excluir determinadas pessoas de ver suas atualizações de status, enquanto a segunda permite que apenas alguns de seus contatos possam ver essas postagens.
Essa alteração limita as ações que você pode fazer no WhatsApp além de enviar mensagens de texto. Você não poderá fazer chamadas de voz ou vídeo, por exemplo, mas impedir o acesso a esses dados críticos significa que o Facebook não pode fazer nada com essas informações sem o seu consentimento.
Segurança máxima
Outra ferramenta disponível no WhatsApp que ajuda a elevar a segurança do aplicativo é a verificação em duas etapas. A alteração é feita em Conta > Verificação em duas etapas. Ao ativar a opção, você precisará inserir um PIN ao registrar seu número de telefone no WhatsApp novamente – o que garante que, em caso de falsificação do número, sua conta não seja acessada por outro telefone.