O e-mail é uma solução muito importante para a empresa que busca manter um relacionamento com seu consumidor. Exemplo disso é que 77,2% das organizações adotam o uso dessa estratégia.
Quando aliado ao planejamento de marketing, ele favorece a fidelização do comprador. Então, como escolher uma ferramenta de e-mail marketing para ampliar a venda? Confira as dicas a seguir!
Importância do uso de e-mail no relacionamento com o cliente
O e-mail marketing é uma ferramenta essencial para o relacionamento com o consumidor, independentemente do tamanho do negócio. Com o uso intenso do smartphone, a população está cada vez mais conectada ao correio eletrônico. E isso oportuniza uma comunicação ativa com o cliente e o aumento da venda.
O seu negócio pode criar uma ação diferenciada para cada perfil de consumidor: homem, mulher, jovem ou adulto. A ferramenta de e-mail marketing vai ajudá-lo a criar uma sequência de mensagens com envio automático.
Você também pode utilizar a solução para encaminhar mensagem de aniversário, Natal ou alguma promoção específica para o consumidor.
O que avaliar na hora de contratar uma ferramenta de e-mail marketing
Agora você já sabe como o e-mail pode ajudar a sua empresa a crescer. Quer aprender a escolher a solução mais adequada para o seu negócio? Veja a seguir!
1. Entregabilidade
Essa é a capacidade da ferramenta de fazer o e-mail chegar à caixa de entrada do destinatário. A solução utiliza um servidor de envio para realizar esse trabalho. Se o IP for compartilhado, por exemplo, isso pode prejudicar a eficiência do produto.
A ferramenta também precisa evitar que o e-mail seja direcionado automaticamente para a caixa de spam. É importante existir uma proteção para que o IP não seja registrado na blacklist (lista negra), pois isso impede o recebimento do conteúdo.
2. Recursos oferecidos
A ferramenta de e-mail marketing deve disponibilizar a segmentação do público. Isso auxilia a empresa no direcionamento de conteúdo específico para determinado perfil de cliente. A prática favorece uma taxa maior de abertura e clique no e-mail.
Por exemplo: uma loja de cosmético oferece um produto específico para cabelo liso e outro para cabelo crespo. Conforme o cliente adquire determinado item ou acessa um conteúdo do seu site, você consegue identificar qual é o perfil em que ele se encaixa. A partir disso, é possível segmentar o envio de e-mail para o público de cabelo liso e outro para o de cabelo crespo.
Esse é um exemplo simples, apenas para mostrar que o perfil de consumo pode ser diferenciado de acordo com o interesse do comprador. E a sua ferramenta precisa atender essa demanda.
A solução ainda facilita o agendamento do envio de e-mail (por dia e horário). Outra funcionalidade interessante é a atualização automática da lista de contato.
3. Suporte e integração com outros sistemas
Uma estratégia de inbound marketing geralmente utiliza um CRM (Customer Relationship Management) e Landing Page (para criar cadastro de e-mail). Por isso, é fundamental que a solução de e-mail marketing integre outros sistemas em sua plataforma. Isso evita a perda de informação e gera mais inteligência no relacionamento com o cliente.
Outra característica essencial é o suporte especializado, pois o fornecedor se compromete a esclarecer qualquer dúvida no uso da ferramenta.
Agora você já sabe o que avaliar na hora de escolher uma ferramenta de e-mail marketing. Verifique a característica da plataforma para saber se ela atende a sua necessidade. Há opções gratuitas ou pagas no mercado. Que tal conhecer o que nossos parceiros podem fazer pelo seu negócio?