Desde 2013, grandes empresas começaram a se interessar pelos serviços de inovação oferecidos por startups. Nos dias atuais, essas contratações têm ganhado espaço no mundo corporativo. O objetivo das companhias é aproveitar as novas ideias e projetos que as startups têm a oferecer, para solucionar problemas ou implementar novas ferramentas.
Para o diretor executivo da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), Guilherme Junqueira, esse tipo de negócio é benéfico para os dois lados. 'A empresa ganha porque recebe novos tipos de pensar e inovar em uma velocidade adiantada, pois as soluções estão prontas. Para a startup, é uma oportunidade de crescer e atrair cada vez mais clientes'.
Às vezes, a organização não consegue enxergar novas oportunidades de inovação por estar presa às tarefas do dia a dia. Por isso, analisar os serviços das startups pode trazer um contexto diferente. Segundo Junqueira, o primeiro desafio para a empresa é entender como a startup funciona. A partir daí, a startup faz uma apresentação de seus produtos, na tentativa de vender o seu serviço. 'O Pitch Corporate, evento da ABStartups que tem o objetivo de apresentar soluções inovadoras, teve índice de 40% de êxito, ou seja, a cada 10 apresentações, 4 fecharam contratos'. A associação acredita que essa taxa tende a crescer.
Cases
1. A Electrolux contratou a Startup Tracksale para passar a oferecer uma solução inovadora de pesquisa e satisfação dos clientes. Segundo a Electrolux, as vendas aumentaram em R$ 5 milhões em 18 meses de uso da plataforma. Os dados ajudam na tomada de decisão para a evolução dos processos e produtos.
2. A marca de cigarros Souza Cruz contratou a Startup Convenia, que oferece uma plataforma de benefícios de descontos para funcionários. Após a parceria, a Souza Cruz informou um aumento de 70% no número de impactados pelo programa de benefício da empresa, em apenas 3 meses de implementação da plataforma. Além disso, o número de beneficiados pela iniciativa dobrou.
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