O futuro chegou e bateu à sua porta. Este é o momento de inserir seus negócios no ambiente virtual ou, então, a hora certa para que você comece seu e-commerce.
Como já deve imaginar, o processo de entrada nessa onda do comércio virtual não é feita com um passe de mágica. Assim como uma loja física, do “mundo real”, instalar seu e-commerce exige uma série de etapas, planejamento, foco e muita persistência.
No entanto, se esses caminhos forem bem trilhados, o que se ganha ao final do trecho é um empreendimento bem versátil. De fato, as vendas ocorrem por um leque de caminhos e, se bem planejadas, geram uma variação positiva da rentabilidade de sua empresa.
Não perca tempo: anote as dicas que reunimos aqui e comece seu e-commerce agora mesmo!
1ª Dica: Nome forte e endereço fácil
Conhece aquela expressão “grudou feito chiclete”? Essa pode ser uma aplicação perfeita para os primeiros passos na hora de iniciar seu e-commerce.
Tente isso: escolher um nome forte, com a grafia fácil, que seja possível lembrar quase que instantaneamente.
Se o seu empreendimento já existe, tente facilitar sua grafia para internet – nomes muito longos, palavras compostas e hifenizadas não costumam ter uma aderência muito rápida.
Importante: corra e registre seu domínio e um bom endereço de internet!
2ª Dica: Escolha a melhor plataforma de e-commerce
Um e-commerce depende diretamente de uma plataforma de vendas. É preciso escolher em qual tipo de loja virtual estará hospedado o seu negócio.
A questão visual é bem importante, mas a estrutura, o alicerce do site deve ser confiável e estar sempre no ar.
Outro ponto bastante sensível: o sistema de pagamento deve ser seguro e sólido, para que a clientela tenha uma excelente experiência de compra e, é claro, retorne outras vezes.
3ª Dica: Tenha um site eficiente e bonito
O visual do seu site deve ser atrativo, o cliente precisa encontrar facilmente seus produtos – e mais: ter acesso a ofertas, novidades, vantagens e fidelização.
É muito importante que seu e-commerce seja responsivo: que seja visualizado perfeitamente nos mais variados tamanhos de tela de devices.
4ª Dica: Dê conta das demandas
É sempre importante reforçar que, em um eventual boomde vendas, é fundamental que cada clique de compra seja devidamente entregue dentro do prazo, em perfeitas condições.
O e-commerce tem poucas barreiras geográficas e não possui “horário comercial”. No entanto, um cliente insatisfeito pode causar um estrago na reputação de sua marca que, certamente, será de difícil reversão.
5ª Dica: Use e abuse do marketing digital
Comece seu e-commercee, na hora que ele estiver no ar, inicie imediatamente ações de divulgação na web.
Estratégias de marketing digital podem acontecer nos mais variados caminhos: sites de busca, redes sociais, e-mail marketing, mensagens via celular, blogs, ebooks.
Explore todos os canais possíveis e, em troca, receba clientes!
Dica Extra: Conheça o CoPiloto Santander
Loja virtual para pequenas e médias empresas
Ferramenta integrada de Gestão de Negócios do Santander: tenha sua loja virtual, controle seu estoque, registre suas vendas, acesse o fluxo de caixa, organize as informações dos seus clientes e muito mais. Ah! Além disso, o empreendedor também pode emitir notas fiscais sem limites! Saiba tudo sobre o CoPiloto aqui!
Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece cursos online e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país.
Cadastre-se gratuitamente e confira!