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Agronegócio Gestão Operacional

Os erros mais comuns do empresário de primeira viagem

Você é um empresário de primeira viagem? Sabemos que essa posição pode gerar pressão e cobrança, mas o ideal é manter a calma. Compilamos aqui alguns dos enganos mais cometidos por donos de negócios iniciantes e como evitá-los:

Eles alcançaram sucesso em meio a grandes dificuldades

Subestimar a necessidade de um modelo de negócio

Uma operação lucrativa depende quase que unicamente de um modelo de negócio efetivo, ou seja, de uma proposta que vá além de conquistar clientes. Lembre-se: a manutenção e fidelização, assim como o planejamento e a divulgação efetiva, são elementos totalmente relevantes na equação.

Empresários inexperientes costumam iniciar as atividades sem montar, testar e validar o seu modelo de negócio e só depois vão descobrir que não há demanda pelo produto ou serviço que estão oferecendo, ou que a demanda não é suficiente para cobrir nem mesmo os custos fixos da empresa.Por isso, faça as pesquisas necessárias e elabore um modelo de negócios factível antes de investir e dar início às atividades-chave.

Foco errado na gestão de pessoas

A etapa de contratações de pessoas é mais complexa do que parece. Enquanto muitos empresários de primeira viagem optam por procurar os candidatos entre os melhores de cada área, o que está longe de ser a melhor estratégia para um novo negócio.

Talentos de alto nível envolvem altos salários e outras demandas que um negócio em seus primeiros dias não pode cumprir.A solução está em usar a criatividade e um bom programa de treinamento para contratar uma equipe com menos experiência, mas com grande potencial.  

Ações e passos sem planejamento

Pode ter certeza: atitudes impulsivas não combinam com boa gestão empresarial. Implementar mudanças com base apenas em impressões pode custar caro.

Avalie sempre o impacto das suas ações na operação antes de tomar a decisão. Elabore testes e verificações rápidas que podem confirmar ou negar a viabilidade do método que pretende empregar.

Surfar a onda e tomar um tombo”

Em um cenário ditado por tendências e por segmentos “da moda”, implantar novos negócios procurando surfar a onda e aproveitar oportunidades que estão em evidência nem sempre é uma boa ideia. A principal explicação está no caráter frágil dessas novidades, que muitas vezes acabam não se sustentando a longo prazo.

Além disso, ignorar suas convicções pessoais em nome de um movimento de mercado criará uma empresa com a qual você não terá muita ligação.

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