A ideia de deter o monopólio em um segmento do mercado, sendo a única empresa que lida com o setor em sua região, parece inicialmente uma boa ideia, não é mesmo?No entanto, os monopólios são prejudiciais em vários níveis: para o consumidor, para o mercado e, inclusive, para as empresas.
A competição com outros negócios gera aquecimento do setor e leva as companhias à implementação constante de melhorias.Assim, saber lidar com a competição é essencial para o desenvolvimento da sua empresa.
Precisa de ajuda? Veja como lidar melhor com a concorrência e boa sorte!
1. Não finja que a concorrência não existe
Ignorar as empresas competidoras não é uma boa ideia. Continuar suas operações fingindo que a concorrência não tem planejamento e não está realizando ações no seu segmento fará a sua empresa ficar para trás.
Um erro parecido está em subestimar o poder do concorrente. Uma pequena companhia pode ser modesta no seu início, mas boas ideias e aplicação efetiva podem torná-la um adversário de respeito em pouquíssimo tempo.
2. Não copie a concorrência
Pode ser tentadora a ideia de seguir a tendência e os caminhos estabelecidos por concorrentes já consolidados no segmento. No entanto, uma simples imitação ou cópia de seus valores e produtos/serviços não vale a pena.
O consumidor será capaz de notar as semelhanças e sempre vai preferir o original.
Além disso, o foco deve estar nas vantagens e no diferencial da sua empresa – nunca nas semelhanças e no parecido.
3. Não jogue sujo com a concorrência
De maneira semelhante à imitação, o uso de uma política de “má vizinhança” com a concorrência não traz bons resultados. Estratégias como espionagem, infiltração e roubo de clientes não compensam, mostrando para o cliente que a companhia não tem princípios e, portanto, não é confiável. Prefira sempre prezar pela coexistência harmoniosa.
4. Estude a concorrência
Conheça bem os seus competidores. Avalie as suas forças e os pontos nos quais eles podem melhorar, investindo em áreas que forneçam vantagens estratégicas e competitivas para o seu negócio.