Registrar as vendas e realizar o controle de estoque é essencial para o andamento e desenvolvimento do seu negócio. Isso porque, além de ter uma visão ampla de todo o processo, também é possível realizar o acompanhamento, desde a produção até o momento da venda.
Tendo em vista esse planejamento e suas operações, é importante saber como realizar essas duas frentes para além de gerenciar o estoque, alinhar o fluxo de caixa, estabelecer novas estratégias para os menos vendidos e alavancar suas vendas.
Trouxemos neste conteúdo informações importantes para quem começar um controle de vendas e estoque. Acompanhe com a gente e saiba mais sobre o CoPiloto Santander, plataforma que pode te ajudar nessa missão rumo ao sucesso do seu negócio! Veja aqui:
- A importância do registro das vendas;
- Como fazer o controle de vendas;
- Como se faz um controle de estoque;
- Como o CoPiloto Santander pode te ajudar.
A importância do registro das vendas
Realizar o registro de vendas é importante pois a partir do cadastro de cada venda efetuada é possível organizar o fluxo de caixa e ter uma análise geral para fins de controle fiscal.
Ou seja, o registro ajudará a manter todas as informações atualizadas tendo em vista uma boa gestão financeira.
Como fazer o controle de vendas?
São várias as formas de se fazer um controle de vendas, a depender do tamanho do seu negócio, é importante ter em vista a complexidade de cada formato. Ou seja, se você possui uma alta rotatividade de produtos, ter um controle automatizado é a opção ideal para evitar perda de tempo e produtividade.
É possível controlar suas vendas manualmente, com uma planilha onde seja realizado o registro das informações. Porém, sabemos que o controle manual está sempre suscetível a erros, por isso, o recomendado é realizar o processo de forma automatizada e integrada, por meio de um ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management) ou uma ferramenta ou aplicativo que possua a funcionalidade de registro de vendas, como o CoPiloto Santander, que falaremos mais a seguir.
Para realizar um bom controle de vendas é importante se ater a dois pontos principais: funil de vendas e carteira de clientes.
Funil de Vendas
Com o funil de vendas é possível entender e visualizar a jornada do cliente e cada etapa de vendas, desde o primeiro contato até a conclusão da compra.
Carteira de clientes
Mantenha um banco de dados dos seus clientes sempre atualizado. Isso é importante para manter um bom relacionamento, com envio de ofertas, promoções e conteúdo de valor para engajamento e fidelização.
Como se faz o controle de estoque?
O controle de estoque é fundamental para garantir a efetividade de ofertas e demandas do seu negócio. Isso porque uma boa gestão possibilita a visibilidade de informações do produto e do volume disponível para vendas.
Para um bom controle de estoque, é importante que sejam mapeados os dados de compras com fornecedor, recebimento, armazenamento, saídas e novos pedidos. Assim como no caso do controle de vendas, é possível realizar o controle de estoque manualmente por meio de planilhas e/ou automatizado, com a ajuda de uma ferramenta ERP.
O primeiro passo para o controle é a criação de um inventário de estoque, onde cada item possui informações importantes que precisam ser levadas em conta, tais como:
- Informações do fornecedor
- Número de referência
- Fabricante
- Categoria
- Localização
- Validade
- Outros critérios a depender do seu tipo de produto, tais como modelo, tamanho e etc.
O que é o CoPiloto Santander
O CoPiloto foi criado tendo em vista as principais dificuldades de quem está começando a empreender ou ainda tem poucos funcionários para colaborar na gestão administrativa.
É uma plataforma completa, simples e intuitiva. Nela, você encontra o módulo de vendas com solução de PDV (Ponto de Venda) e ainda outras facilidades, tais como:
- informações financeiras;
- catálogo para cadastramento de produtos, serviços, fornecedores e clientes;
- emissão de nota fiscal de produtos e de serviços;
- loja virtual integrada ao e-commerce Getnet e funcionalidade para gestão de estoque;
- módulo de relatórios;
- DRE Simplificada;
- alertas sobre o fluxo de caixa e muito mais!
Conheça o Ponto de Venda (PDV) do CoPiloto Santander
O Ponto de Venda, mais conhecido como Frente de Caixa é o terminal utilizado pelo vendedor ou caixa do estabelecimento, em que o cliente entrega suas compras para a contabilização, é feito o cálculo dos valores e realizado o pagamento da compra.
O que compõe um PDV?
O PDV é composto por um sistema para:
- registros das vendas;
- emissor fiscal com NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica);
- SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), para delivery e funcionamento online e off-line.
Como é o PDV Offline do CoPiloto e como funciona?
O PDV Offline do CoPiloto trata-se de uma segurança para o seu estabelecimento: caso você tenha algum problema de conexão com a internet, o funcionamento não será prejudicado, porém, é necessário que ele já esteja habilitado e aberto.
Assim que a conexão normalizar, o próprio sistema Santander realizará a sincronização dos dados, contabilizará as movimentações de estoque e financeiras lançadas no período que esteve sem conexão.
Como contratar o CoPiloto
O CoPiloto fica disponível, exclusivamente, no Internet Banking Empresarial para correntistas do Santander. Ou seja, para contratar o CoPiloto basta ser cliente PJ Santander 😉
O primeiro mês de contratação não tem custo. A partir do segundo mês, o custo é de R$ 14,90 mensais. Clientes Santander com pacote Conta + Integrada 1 e Conta + Integrada 2 possuem o serviço do CoPiloto sem cobrança adicional.
Ah! E só para lembrar: não há limites de utilização no CoPiloto.
Você pode contratar o CoPiloto diretamente do seu Internet Banking Empresarial, no menu:
CONTA CORRENTE > COPILOTO SANTANDER > CONTRATAR
Vai ser aberta uma página com as principais funcionalidades da ferramenta e, mediante aceite do termo de uso, você poderá fazer a validação e contratação com o seu dispositivo de segurança.
Ah! Você também pode contratar o CoPiloto pela Central de Vendas PJ, discando 0800 013 7333 de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00, exceto feriados.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:
- conteúdos sobre educação financeira e facilidades para a sua empresa, como o Open Banking, Pix e demais meios de pagamento;
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