Não é apenas na compra por e-commerce que os novos meios de pagamento substituem a moeda física e o tradicional cartão de débito ou crédito.
O consumidor exige mais praticidade na hora de pagar por sua compra, e o mercado tem sido inovador na hora de oferecer ferramentas para facilitar a transação comercial, seja em loja física ou virtual.
Entre as vantagens do uso da tecnologia no pagamento, estão a rapidez e a segurança, uma vez que a rotina de consumo deve ser otimizada para se adequar à nova realidade do cliente.
Por isso, listamos 4 novos meios de pagamento que a sua empresa precisa conhecer para se manter competitiva no mercado e atender o público com excelência. Confira a seguir!
1. Carteira móvel
A carteira móvel (ou carteira digital) foi criada em 2014 pela Apple, mas Google e Samsung rapidamente lançaram plataformas para competir por um nicho do mercado.
Em um aplicativo simples, o usuário pode armazenar dados pessoais e informações de pagamento no seu smartphone, eliminando a necessidade de apresentar o cartão e aumentando a segurança da transação bancária.
Esse novo meio de pagamento não exige conexão com a internet e transforma o celular em um dispositivo inteligente, capaz de fazer o pagamento com praticidade.
2. Pulseira inteligente
O mecanismo da pulseira inteligente é o mesmo utilizado no pagamento automático de pedágio em rodovia. A tecnologia NFC (Near Field Communication) permite o compartilhamento de dados entre um dispositivo colocado a alguns centímetros de distância de outro.
Dessa forma, uma pulseira que oferece o recurso da comunicação por proximidade pode fazer um pagamento apenas aproximando o objeto de um leitor equipado com o chip NFC.
Essa opção já está disponível em diversas empresas e lojas de varejo ao redor do mundo, que disponibilizam terminais de pagamento sem contato para otimizar a experiência de compra do cliente.
3. Biometria
A leitura da impressão digital já é utilizada em vários cenários, mas apenas recentemente se tornou uma opção para autenticar uma informação de pagamento.
Hoje em dia, duas empresas de cartão (Visa e Mastercard) testam um sistema de pagamento que utiliza a biometria para validar uma compra online em aplicativo específico, aumentando a segurança da transação virtual.
4. Selfie
O reconhecimento facial também é um recurso promissor para agilizar o processo de compra, especialmente entre o público mais jovem.
A inovação partiu do banco digital Neon. Em parceria com a Visa, ele permite que o cliente confirme o pagamento utilizando uma selfie. Basta tirar uma foto do próprio rosto para validar a compra, substituindo a etapa de informar dados do cartão ou gerar boleto.
Algumas opções ainda não estão disponíveis no país, mas os novos meios de pagamento prometem despontar no mercado nacional e conquistar a preferência do público.
Por isso, é fundamental que a sua empresa acompanhe as ferramentas mais promissoras e esteja preparada para a implementação de novas tecnologias em seu processo de venda.
Quais desses novos meios de pagamento você já conhecia? Para se manter atualizado com as tendências do mercado, conte com o Grupo Santander: o portal oferece diversas pesquisas de acesso gratuito, como o Índice de Confiança do Pequeno e Médio Negócio, atualizado trimestralmente.
_x000C_