Com o objetivo de crescer cada vez mais, é fundamental que as empresas busquem, a todo custo, operar no azul. Nesse sentido, com um bom fluxo de caixa, é possível manter-se competitiva, produzindo e pagando as despesas operacionais dos negócios. Para que isso ocorra, todavia, é recomendado ter um plano alinhado, que permita realizar as ações do dia a dia com eficiência. A seguir, confira 5 tópicos a que você deve ficar atento para manter a sua empresa no azul: |
1. Avaliação da empresa
A primeira coisa a ser realizada é uma avaliação da situação estratégica e financeira da organização. Se ela estiver bem em ambos os quadrantes, é o momento de aproveitar as oportunidades e pisar no acelerador, a fim de ganhar mercado.
Se, ao contrário, forem constatados problemas e, a situação for emergencial, a companhia requer uma grande reestruturação ou um movimento disruptivo, como uma aliança até um processo de venda. Se a empresa estiver financeiramente forte e estrategicamente fraca, ela pode aproveitar a sua situação financeira para reposicionar estrategicamente sua operação de forma cautelosa.
Finalmente, se a organização estiver estrategicamente forte e financeiramente fraca, o foco maior deve ser em melhorar a liquidez.
2. Aumentar as margens
Uma dica prática é utilizar o velho princípio do famoso economista italiano Vilfredo, que dizia que, com um esforço mínimo de 20%, você consegue 80% de resultado. Para isso, é preciso entender os produtos e serviços que representam a fatia mais significativa da margem da empresa. Feito isso, deve ser feita uma avaliação bastante criteriosa de quais produtos e serviços devem ser mantidos, descontinuados e aqueles que necessitam ser modificados ou aprimorados.
3. Reduzir custos e repensar investimentos
É preciso intensificar a prática de corte de gastos de uma maneira bem criteriosa para descobrir oportunidades de redução. Uma sugestão prática é adotar o orçamento base zero, um modelo de planejamento orçamentário ideal para empresas que querem repensar sua estrutura de custos. Através dessa metodologia, a companhia elabora seu orçamento como se fosse iniciar suas atividades, sem utilizar como base o comparativo com anos anteriores.
4. Fortalecer a organização
Nesse momento, é preciso olhar com cuidado para as pessoas e os processos, tentando otimizar e descobrir oportunidades de melhorias, por exemplo, reorganizar funcionários em determinadas atividades e aproveitar a ociosidade de tempo para investir em treinamentos, visando aumentar a produtividade da equipe.
5. Planejar o próximo movimento
Se a empresa passa por dificuldades, é importante refletir sobre o que pode ser feito e como se preparar para quando a situação da companhia melhorar. Pense quais movimentos estratégicos serão necessários: se será preciso pisar no acelerador, reinvestir na própria operação ou agir com cautela, colocando os projetos em prática passo a passo.
Como disse Martin Luther King, se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.
Marcus Cordeiro é engenheiro eletricista graduado pela Poli-USP com extensão em administração de empresas pela FGV, possui 19 anos de experiência, principalmente como executivo nos setores industrial e varejista. Atualmente é sócio-diretor da ba}BANCODENEGÓCIOS.
Leia também:
» Empreendedor: planeje-se bem financeiramente
» Vídeo: Diretor financeiro, um ativo estratégico