Foto: Envato Elements
Apesar de registrar melhorias gradativas em alguns pontos, é possível afirmar que o país ainda atravessa um cenário de crise econômica.
Para se ter uma ideia, mesmo com certa redução, o desemprego ficou em 12,8% em julho – isso significa que, na mesma época, o Brasil possui 13,3 milhões de pessoas desempregadas.
Ainda assim, no dia a dia do mundo corporativo, consultores apontam que existem medidas para melhorar as finanças da sua empresa, mesmo em um cenário turbulento na economia. Conheça algumas delas:
1. A crise é bom momento para negociar dívidas
Se as condições financeiras possibilitarem, aproveite para quitar contas e dívidas. A tendência é que credores ofereçam boas alternativas para os débitos.
Importante: Se o volume de contas a pagar se transformou em um problema por causa de gastos desregrados, a crise é o alerta que faltava para aproveitar o momento e reeducar suas práticas financeiras. Saber gastar é um excelente remédio para os momentos de recessão.
2. Para melhorar as finanças, faça um Raio-X do seu negócio
É fundamental organizar sua agenda para saber exatamente qual é a realidade financeira de sua empresa. Utilize uma planilha de Excel e registre exatamente tudo o que você ganha, bem como o valor que gasta.
Esse exercício é fundamental para saber se o volume do que você anda gastando está dentro do seu orçamento. Parece simples, mas é uma prática que nem todos fazem com a frequência e o rigor necessários. Acredite!
3. É hora de trocar de fornecedor
Não se iluda. Da mesma forma que o cinto está bastante apertado em seu orçamento, no seu vizinho está assim também!
Essa metáfora tem um objetivo: é hora de consultar a tabela de preços de todos seus fornecedores para buscar preços mais baixos nas matérias-primas. Mesmo os contratos em andamento merecem ser reavaliados.
4. Pense no futuro do seu negócio
É claro que melhorar as finanças da sua empresa é um ato mais urgente diante de um cenário de crise econômica. No entanto, pode ser também uma oportunidade de observar mais atentamente sua atividade comercial.
A curto e médio prazo, vale a pena continuar com sua empresa exatamente no mesmo formato? A crise pode ser uma chance de planejar uma adequação do negócio tanto financeiramente quanto em termos de valor de mercado.