Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Pix: O que muda para seu pequeno negócio?

Uma maneira muito mais fácil e rápida de fazer e receber pagamentos. Assim é o Pix, um novo sistema de pagamentos que surge como uma opção, mas que, pelas facilidades que apresenta, deverá, aos poucos, substituir depósitos, transferências, TED, DOC e boletos. Confira as respostas às principais dúvidas, veja o que muda com o Pix e saiba como sua pequena empresa pode passar a usá-lo nas transações de pagamentos e recebimentos.

O que é o Pix?

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central e é uma alternativa mais rápida do que a TED e o DOC ao permitir transações imediatas entre contas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Como o Pix funciona?

O Pix funciona com um sistema que guarda dados associados (as chamadas chaves Pix) fazendo uma conexão direta com as contas das instituições financeiras. Isso torna a troca de informações e checagem de dados imediata, facilitando pagamentos, recebimentos e transferências. 

O que pode ser usado como chave para o Pix?

As chaves Pix são como “apelidos”, utilizados para identificar a conta de uma pessoa ou empresa. Ao invés de fornecer número da conta, agência e CPF ou CNPJ para receber uma transação, por exemplo, a pessoa ou empresa só vai precisar informar sua chave Pix, que pode ser:

  • CPF ou CNPJ
  • E-mail
  • Número de telefone celular

Quais são as vantagens do Pix para um pequeno negócio?

  • É um jeito mais fácil e simples de receber e enviar pagamentos;
  • Traz mais rapidez nas transações, pois elas podem ser realizadas a qualquer dia e em qualquer horário (inclusive finais de semana e feriados) e o dinheiro é disponibilizado na mesma hora;
  • Possibilita maior controle do fluxo de caixa;
  • Custos menores para as transações;
  • Possibilidade de agendamento de pagamentos (para fornecedores, por exemplo), de forma simples e facilitada;
  • Possibilidade de pagamento de tributos e contas de serviços públicos.

O que é preciso fazer para que uma pequena empresa aceite pagamentos via Pix?

A forma é a mesma, tanto para correntistas pessoa física como para quem tem conta pessoa jurídica: basta vincular à conta corrente a uma chave Pix. No dia 05 de outubro começou o processo de registro de chaves Pix e, a partir do dia 16 de novembro já será possível realizar transações usando o Pix.

É preciso alguma maquininha para aceitar o Pix em uma loja física ou um restaurante, por exemplo?

Não. Ao cadastrar a chave de acesso da sua empresa, será possível a geração de QRCodes com o valor a ser pago pelo cliente. Basta o cliente acessar sua conta corrente no smartphone, realizar a leitura do QRCode e o dinheiro é transferido para a conta da empresa, instantaneamente.

O Pix substitui o pagamento via cartões de débito e crédito?

O PIx é uma opção de pagamento e o cliente poderá preferir pagar como quiser. No entanto, ele não funciona como crédito, ou seja, o cliente precisa ter o valor disponível e o dinheiro será retirado da conta no momento da transação.

Quer saber mais? Assista o vídeo sobre Pix e confira exemplos práticos de como o Pix vai funcionar para pessoas físicas e jurídicas!

conta pj santander

Quer aproveitar todas as facilidades e as vantagens do Pix para a sua empresa? Abra agora mesmo uma conta corrente Pessoa Jurídica Santander e, depois, vincule a uma chave Pix. Abertura 100% online para empresas com sócio único MEI, EI e EIRELI. Rápido, fácil e sem sair de casa.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.