É comum associar startups com negócios de sucesso. Porém, vale saber que muitos desses empreendimentos fecham as portas sem ao menos colocar seu produto no mercado. No mundo das startups, tudo acontece muito rápido. E, apesar de ser um ambiente onde o erro é altamente tolerado e até bem-vindo (desde que seja percebido e resolvido rapidamente), existem algumas situações que podem ser fatais para o bom desenvolvimento do negócio.
Confira erros que podem custar caro para uma startup e busque estratégias para não os cometer:
Se apaixonar por uma solução e não pelo problema
Muitos empreendedores acabam colocando foco exclusivo no aplicativo criado, ou no produto ou serviço desenvolvido, esquecendo do que deu origem a tudo: o problema para o qual aquela solução foi desenhada. Isso faz com que haja demora para se perceber outros caminhos, outras soluções que atenderiam melhor o público-alvo.
Esconder a ideia
O medo de ter a ideia “roubada” faz com que muitos empreendedores queiram escondê-la de todo mundo antes de lançar sua solução. A questão é que é preciso muita validação e teste para chegar a um modelo de potencial sucesso. O mais indicado é não ter medo de expor a ideia e coletar as mais diferentes impressões sobre ela. É preciso pensar que, no fundo, a qualquer momento outra pessoa pode enxergar a mesma solução sem nunca ter ouvido falar da sua proposta. Em inovação, mais importante do que uma boa ideia, é a capacidade de execução de uma boa ideia validada. Não é precisa detalhar o projeto todo, nem a estratégia, mas é fundamental colocar a ideia à prova
Achismos
Por mais que startups sejam fortemente baseadas em criatividade e exploração de caminhos ainda não trilhados, isso é preciso ser feito com muita pesquisa. Não basta achar que as pessoas terão facilidade em usar determinado aplicativo e supor que o público-alvo estará disposto a pagar pelo serviço. É preciso pesquisar, pesquisar e pesquisar.
Fazer um produto para si mesmo
Muitas vezes a solução pensada parte de algo que incomoda o próprio empreendedor. Um erro é acreditar que esse pode ser um problema de mais pessoas e iniciar o empreendimento sem buscar entender se isso é realmente um fato.
Demorar para lançar
É claro que leva tempo para desenvolver uma solução. Um erro, porém, adiar o lançamento, buscando melhorias ou mais funcionalidades. O ideal é saber que sempre haverá algo a ser corrigido e ter em mente que novas funcionalidades devem ser pensadas de acordo com o feedback e necessidades priorizadas pelos usuários.
Lançar rápido
Nem tão devagar, nem rápido demais. Disponibilizar ao mercado um protótipo muito inicial pode não causar o impacto necessário no usuário, que dificilmente voltará. Mesmo em caso de sucesso o lançamento muito precoce não é uma boa ideia: pode ser que não haja infraestrutura suficiente para lidar com um crescimento inesperado.
Empreender sozinho
Lidar com tudo sozinho é uma tarefa árdua em qualquer empreendimento, porém, quando se trata de uma startup, onde tudo acontece muito rápido, as dificuldades são ainda maiores. Claro que existem muitas startups com fundadores únicos, porém esse é um esforço realmente significativo. É muito difícil pesquisar, cuidar do desenvolvimento do protótipo, fazer captação de clientes e ainda buscar potenciais investidores sozinho. Além disso, investidores podem se questionar por que o fundador não conseguiu convencer ninguém a se juntar com ele na empreitada, levantando questionamentos.