Foto: Shutterstock
Um empreendedor deve sempre que possível tentar antecipar possíveis crises e problemas. Imagine a dona de uma rede de varejo, com dezenas de milhares de dólares em sua conta bancária e um patrimônio líquido milionário. De repente, essa empresária é processada e agora ela mal consegue dormir à noite, por conta das dívidas e da instabilidade do seu negócio.
Para o seu pior pesadelo, não é mesmo? No entanto, para alguns empreendedores despreparados, esse enredo que mais parece ter saído de uma história de terror se tornou realidade. A caminhada em busca do sucesso do seu negócio é cheia de surpresas. Por isso, a menos que tenha elaborado estratégias financeiras de emergência, você está correndo o risco de perder tudo que construiu.
Se você ainda não preparou seu plano de segurança, veja alguns conselhos úteis para planejá-lo o quanto antes:
Separe negócios e finanças pessoais
Evite contar exclusivamente com os ativos financeiros ou crédito vindos do seu negócio para emergências pessoais. Mantenha desde já as contas separadas no banco, assim como cartões de crédito, seguros e linhas de crédito. Não espere um desastre financeiro acontecer.
Acostume-se a gastar de forma consciente
Analise seus gastos mensais e contabilize o mínimo que precisa para viver e pagar as contas em dia. Tente operar nesse orçamento normalmente, sem se privar de algumas extravagâncias esporádicas. O objetivo dessa estratégia é se antecipar e não ser pego de surpresa. Dessa forma você consegue fazer uma reserva de dinheiro e ainda aprende a viver somente com o necessário.
Conte com a ajuda de especialistas
Quando você perceber que um colapso financeiro está se aproximando, não deixe de conversar com seu contador, seu advogado, seu consultor financeiro, seu gerente do banco e também seu sócio nos negócios. Não fique com o problema todo na sua mão, pois você provavelmente não será capaz de resolvê-lo por conta própria.
Não deixe se guiar pelo seu instinto
Os instintos que costumam guiar o empreendedor durante o período de bonança nos negócios não serão úteis quando a crise tomar conta da empresa. Caso um problema como esse aconteça, faça um plano estratégico para conter gastos e passar de forma menos caótica pela turbulência. Deixe o ego de lado e seja realista.