Aumentar a produtividade sem que isso implique custos elevados é o objetivo de 10 entre 10 empresários. O desafio é tornar isso possível.
Os problemas mais facilmente detectáveis em equipes que produzem abaixo das expectativas são comunicação desalinhada, objetivos pouco claros — quando existem! — e retrabalho.
Para solucionar esses e outros problemas, a tecnologia é uma poderosa aliada, e é sobre ela que falaremos neste artigo. Conheça 4 ferramentas que tornarão seus profissionais mais ágeis e, em consequência, muito mais produtivos, como nas grandes empresas!
1. Asana
Sobre o Asana, a experiência comprova que, com a sua utilização, é possível até mesmo abrir mão dos emails para comunicação interna. Ao criar uma conta empresarial, é possível cadastrar até 15 membros de uma equipe. Portanto, trata-se de uma ferramenta sob medida para pequenas e médias empresas.
Com interface bastante amigável, é fácil identificar onde estão suas funcionalidades. Para começar, você pode criar times, subdivididos por tarefas, especialidades e o que mais sua empresa precisar. Se você for varejista, por exemplo, algumas possibilidades são equipes para pós-venda, atendimento, financeiro e estoque. Em seguida, crie projetos, primeiro como base, no qual poderá agrupar tarefas de rotina.
Há muitas outras funções igualmente úteis no Asana como, por exemplo, a utilização de filtros para pesquisar, conforme os projetos se acumulam. Assim, você não perde tempo para encontrar as informações de que precisa.
2. Trello
A vantagem do Trello é que se trata de uma solução gratuita, com uma opção paga, chamada de Gold, com funções específicas e espaço de armazenamento maior.
O destaque dessa ferramenta é o seu aspecto baseado em cards e não em organogramas e abas. Seu sistema de organização se baseia no princípio “kanban”, do japonês kan (visual) e ban (cartão).
Para gerenciar equipes, poderão ser criados boards, que são os projetos e cards, que nada mais são do que as tarefas em si. Podem ser tarefas de rotina ou com data e hora para terminar.
Em cada card, poderão ser definidos prazos, checklists e o que mais for necessário para garantir o cumprimento das “missões” em sua empresa e, desta forma, aumentar a produtividade.
3. Stilingue
Se você está começando agora uma estratégia de marketing com base nas redes sociais, pode ser interessante utilizar uma ferramenta para monitorar os assuntos que estão sendo mais citados no momento. Nesse caso, o Stilingue é uma boa alternativa.
Da mesma forma, para saber tudo que está sendo dito sobre seu negócio na internet, você poderá pesquisar por palavras-chave relacionadas. Outra função interessante desse software é que ele é voltado para monitoramento de influenciadores digitais, cada vez mais importantes dentro de uma estratégia de marketing em redes sociais.
4. Slack
Deixamos o Slack por último porque essa é, sem exagero, a mais querida das ferramentas para tornar pessoas e processos mais ágeis. O negócio é tão útil e prático de usar, que há quem se diga “viciado” em Slack. Brincadeiras à parte, o fato é que o software é realmente muito útil para agilizar a comunicação, e, em consequência, tornar processos mais claros e evitar retrabalho.
Seus desenvolvedores pensaram tanto nas necessidades das empresas que permitem até mesmo incorporar o Trello em sua interface de usuário. Da mesma forma, é possível anexar diretamente arquivos do Google Drive e Dropbox. Para aumentar produtividade ainda mais, existe um aplicativo para iOS e Android, com as mesmas funções da versão para Desktop.
Gostou das dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais!