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Como não cair em golpes e proteger suas finanças

Todo cuidado é pouco ao se lidar com dados e informações na internet, telefone, redes sociais e aplicativos. Confira os principais golpes e como evitá-los:

1. Phishing

O phishing é uma tentativa de obter dados pessoais. A forma mais comum de phishing são mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Ao clicar no link suspeito a vítima é levada a uma página falsa que irá capturar seus dados.

Como se proteger: Não clique em links enviados de e-mails suspeitos ou de remetentes desconhecidos. Caso queira conferir, digite o endereço do site no computador ao invés de clicar no link recebido. Nunca informe dados ou senhas em links ou sites fornecidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. 

2. Golpe do WhatsApp

Golpista entra em contato com a vítima, se passando por uma empresa e pedindo um código que foi enviado por SMS. No entanto, esse código é utilizado para a reinstalação do WhatsApp. Ao receber o código o fraudador clona o WhatsApp, usando dados do cliente como foto e lista de contatos. Então, o golpista começa a entrar em contato com amigos e familiares em nome da vítima pedindo transferências bancárias. 

Como se proteger: Ative a “confirmação em duas etapas. No WhatsApp acesse: Configurações/Ajustes> Conta> Confirmação em duas etapas > Ativar. Este código será solicitado periodicamente pelo aplicativo, além de ser usado sempre que você quiser instalar o WhatsApp em outro dispositivo. Nunca informe este código a ninguém. Desconfie de solicitações de conhecidos, amigos e familiares pedindo dinheiro. Faça uma ligação, sem ser pelo WhatsApp, para confirmar. Permita que apenas seus contatos tenham acesso à sua foto do perfil. Acesse: Configurações > Conta > Privacidade > Foto do Perfil > Meus Contatos.

3. Falso Contato Telefônico

Pessoas mal-intencionadas entram em contato se passando por funcionários do banco para obter seus dados cadastrais, senhas e ID Santander. Nas ligações, chegam até a simular uma falsa Central de Atendimento, com o intuito de fazer com que os clientes acreditem que estão falando com o banco.

Como se proteger: Os bancos nunca ligam pedindo acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualização de ferramentas como Módulo de Proteção. Nunca informe senhas, tokens ou envie foto de QR Code de acesso a conta, por exemplo. Caso receba uma ligação suspeita, não passe nenhuma informação; simplesmente desligue e entre em contato com a Central de Atendimento. 

Dicas para ficar ainda mais seguro

Senhas seguras – Use senhas fortes. As melhores são compostas por letras, números e caracteres especiais (#, &, %, @, *, ! , $). Crie senhas diferentes para cada tipo de cadastro pessoal e troque periodicamente suas senhas.

Páginas falsas – Ao acessar o site das instituições financeiras, prefira digitar sempre o endereço diretamente em seu navegador. Evite clicar em links sugeridos por buscadores e nunca acesse ou faça transações em endereços diferentes dos oficiais. Por exemplo, o endereço oficial do banco Santander é www.santander.com.br

Boletos – Sempre, antes de pagar um boleto, confirme os dados do beneficiário. Se houver divergências, não pague e contate o emissor do boleto. 

Perda e roubo – Comunique imediatamente a central de atendimento nos casos de perda ou roubo do cartão, celular ou cheque. Clientes Santander podem cancelar cartões de maneira rápida e segura através do aplicativo Way

WiFi pública  Evite acessar informações confidenciais ou financeiras em redes públicas. Faça as transações bancárias somente em ambientes seguros.

Antivírus – Mantenha o antivírus sempre atualizado em todos os seus dispositivos.

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