Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Feedforward: saiba o que é e como aplicá-lo no seu negócio

Você está acostumado a dar feedbacks para as pessoas que trabalham para você? E que tal passar a aplicar o feedforward? Essa é uma ferramenta de gestão que pode contribuir muito para o sucesso do seu pequeno negócio exatamente porque ajuda a promover o desenvolvimento da sua equipe, deixando seu time preparado para o crescimento do empreendimento.

O que é o feedforward?

É uma maneira de analisar o comportamento do colaborador no ambiente de trabalho, reconhecer as qualidades profissionais que ele já possui e identificar quais habilidades precisam ser desenvolvidas para seu aprimoramento.

Qual é a diferença entre feedback e feedforward? 

Enquanto o feedback olha para uma situação passada, o feedforward tem uma visão para o futuro. Há o feedback construtivo, focado em detectar algo que não deu certo no passado e propor uma mudança e o feedback positivo, que procura reconhecer o bom desempenho ou determinada iniciativa de alguém da equipe. Já no feedforward o objetivo é identificar uma habilidade que pode ser melhorado ou desenvolvido. Por exemplo, você percebe que uma pessoa tem potencial para passar para a equipe comercial, porém ainda não conhece a fundo os argumentos de venda e precisaria melhorar sua comunicação. Aplicar o feedforward significa envolver a pessoa em um plano para resolver estes pontos e prepará-la para a nova função.

Passar a aplicar o feedforward elimina o uso do feedback?

Não. São ferramentas complementares. Vale continuar usando o feedback para corrigir situações.

O feedforward só é aplicado no caso de pessoas com possibilidade de mudar de função?

Não, o ideal é aplicar o feedforward em toda a equipe. Afinal, todo mundo tem sempre habilidades a serem desenvolvidas ou aprimoradas.

Como aplicar o feedforward?

Em geral, a aplicação de feedforward envolve três etapas. Veja como cada uma delas acontece:

1. Identificação das habilidades a serem desenvolvidas, com escuta ativa da pessoa envolvida

Primeiro, é necessário identificar quais habilidades cada pessoa da equipe precisa desenvolver/aprimorar. Vale saber que para o feedforward ser efetivo, essa definição precisa ser feita a partir de uma escuta ativa da pessoa envolvida. Você deve dar espaço para que a pessoa fale abertamente sobre seus desafios, desejos e inseguranças. Com isso, será possível, de forma conjunta, elaborar estratégias realistas e que contemplem os interesses e expectativas de ambas as partes. 

2. Traçar um plano de desenvolvimento

Não basta apenas encontrar a habilidade a ser aprimorada, é preciso pensar em como será possível fazer isso acontecer na prática. Nesse momento, recorrer à ajuda interna pode ajudar bastante, como chamar um outro membro da equipe para compartilhar sua experiência e conhecimento. O importante é que isso seja feito de forma estruturada, combinando, por exemplo, dias e horários para estes momentos de troca.

Cursos gratuitos disponíveis na internet também são recursos valiosos. Combine como a pessoa pode reservar um tempo do trabalho para acessar os conteúdos, por exemplo.

3. Acompanhe o andamento do plano e os resultados

Depois de estabelecer o plano de ação, é importante acompanhar periodicamente como tudo está acontecendo. Pode ser interessante uma conversa a cada 15 dias para atualização dos avanços e avaliação se as ações pensadas então realmente funcionando e a pessoa percebe que está desenvolvendo a habilidade desejada.

Agora que você já conhece os principais aspectos do feedforward, que tal levar essa ferramenta para o dia a dia do seu pequeno negócio? Ela ajuda a ter uma equipe em constante desenvolvimento e aprimoramento, o que contribui para o sucesso do empreendimento. 

Quer mais dicas sobre gestão de pessoas para seu pequeno negócio? Confira os conteúdos desenvolvidos pelo Programa Avançar, do Santander.

Post ID: | Current Page ID: 1296

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.