Outplacement ou demissão humanizada refere-se à tentativa de conduzir o desligamento de um funcionário de maneira digna e cuidadosa, zelando pela estabilidade emocional de todos os envolvidos na relação empregatícia. O termo surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, em um contexto de demissão em massa de profissionais da ciência e da engenharia devido à crise no setor aeroespacial.
Esse conceito chegou ao Brasil um pouco mais tarde, em meados da década de 80. Ainda hoje, é visto como solução efetiva para reduzir o impacto da demissão.
Até o trimestre encerrado em agosto de 2018, estima-se que o desemprego tenha alcançado mais de 12 milhões de pessoas, fato que provoca estado de alerta em todos.
A demissão humanizada beneficia, também, os colaboradores que continuam na empresa. Por isso, elencamos algumas vantagens dessa solução para a equipe remanescente. Confira!
Melhora o clima organizacional
A responsabilidade que a companhia tem com o colaborador fortalece o sentimento de solidariedade e cooperação por parte da equipe. A consequência disso é a melhoria considerável do clima organizacional, promovendo uma relação de respeito mútuo entre empregado e empregador.
Além do impacto positivo no próprio desempenho da equipe, a adoção de medidas relacionadas à demissão humanizada também eleva a sensação de estabilidade na instituição.
Reforça os valores da empresa
Um dos motivos pelos quais o colaborador opta por permanecer na empresa e contribuir para seu sucesso é a identificação pessoal com o propósito da instituição. Esse reconhecimento faz com que ele se sinta bem no ambiente de trabalho e esteja apto a contribuir para o bom desempenho da equipe.
A humanização do processo de demissão, nesse sentido, é uma forma que a companhia tem de fortalecer seus princípios e demonstrar seu comprometimento com a responsabilidade social.
Aumenta a confiança na instituição
A empresa que conta com colaboradores confiantes consegue transmitir ao público uma boa experiência sobre o produto. A adoção de uma política de demissão humanizada faz com que a equipe perceba que o empregador se importa, e passe a confiar nele.
Por esse motivo, a medida fortalece um ambiente livre de atritos e com maior vínculo pessoal. As consequências são o comprometimento dentro da organização e a retenção natural de talentos.
Fortalece a imagem da empresa
O fortalecimento da imagem do bom empregador é, sem dúvida, muito poderosa. Isso traz uma grande vantagem competitiva, sobretudo por atrair bons profissionais. O incentivo e a valorização do funcionário em todos os momentos, inclusive na demissão, realça essa figura. A consequência é que o colaborador acredita na companhia para a qual trabalha, realizando sua atividade com um propósito.
A demissão humanizada traz inúmeros benefícios, tanto para o ex-colaborador quanto para a equipe remanescente e a própria companhia. Para potencializar essas vantagens, o coaching é uma ótima ferramenta.
Essa orientação adequada levará o antigo funcionário a uma reflexão essencial sobre os seus propósitos e sua vida profissional. Esse processo, além de fortalecê-lo para o retorno ao mercado de trabalho, evita que ele crie uma imagem negativa da instituição e reduz a probabilidade de um litígio judicial.
Você sabia que a plataforma do Santander oferece um espaço no qual as empresas podem cadastrar vagas e receber currículos de profissionais interessados? Confira a proposta no portal!