Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Os 4 erros mais comuns na hora de contratar – e como evitá-los




O processo de contratação de uma empresa deve ser muito bem estruturado, caso contrário, o risco de deixar escapar bons profissionais é alto.

Falhas induzidas por pressão em contratar com rapidez são as mais corriqueiras, mas, felizmente, existem maneiras simples de evitar os quatro erros mais comuns na hora de contratar.

Descrições de trabalho incompletas

A descrição de trabalho é a forma inicial de comunicação entre candidato e empresa. Se a informação contida em um anúncio é imprecisa ou incompleta, o interessado pode desistir de se candidatar à vaga.

Ao escrever uma descrição de trabalho, ofereça respostas a qualquer dúvida que o candidato possa ter. Informe a posição e cultura da empresa, funcionários atuais, quadro de diretores e qual o futuro que o pretendente ao cargo pode ter na companhia.

Essa precaução é importante para manter o tema da entrevista nos eixos.

Não ser claro ao apresentar o cargo

Se o empregador não possui detalhes sobre a vaga que está oferecendo, como responsabilidades e metas da empresa, dificilmente terá êxito no processo seletivo. Portanto, seja claro ao apresentar o cargo, para evitar perda de tempo e dinheiro.

No momento da entrevista, esclareça de forma ampla e detalhada a tarefa que deverá ser desempenhada, para saber se o interessado se encaixa, de fato, às necessidades da companhia naquele momento.


Pressa no processo    

É preciso entender que leva um certo tempo para encontrar o profissional que mais se enquadra às exigências da vaga ofertada. Estima-se que são necessárias em torno de seis semanas para atrair e examinar uma quantidade ideal de candidatos com alta aptidão ao cargo.

Tome cuidado para que a seleção leve o tempo necessário para que encontre o candidato ideal.

Interromper a comunicação ao término do processo seletivo

Se um candidato não é escolhido para a vaga, muitas empresas simplesmente interrompem a comunicação com ele após a conclusão do processo seletivo. Entretanto, essa mesma pessoa pode ser o profissional ideal para cargos futuros.

Uma dica é sempre manter os canais de comunicação abertos, mesmo que uma entrevista não resulte em uma oferta de emprego. Uma forma de fazer isso é dar um retorno (feedback) sobre os motivos que o candidato não foi selecionado.

Post ID: | Current Page ID: 5818

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.