Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Como reconhecer um funcionário que merece ser promovido

Todo empreendedor deve investir no desenvolvimento contínuo de seus funcionários caso queira garantir a evolução de seu negócio. Afinal, o sucesso de um empreendimento está estreitamente ligado ao talento e capacidade de seus colaboradores.

Ao oferecer um plano de carreira estruturado, a empresa, além de motivar seus funcionários, só tende a ganhar com o desenvolvimento profissional dos colaboradores, que podem vir a ser os futuros líderes da organização.

Parte desse desenvolvimento se dá por meio de promoções de cargo. Mas como descobrir o momento certo para promover um funcionário?

Primeiramente, uma organização deve ter sua estrutura bem definida – qual o cargo e função de cada funcionário e como eles estão interligados – e possuir iniciativas de formação voltadas para cada perfil profissional, como treinamentos, workshops, cursos e palestras. Ou seja, todo colaborador deve possuir um plano de carreira exclusivo.

A empresa também deve ter ferramentas para mensurar o desenvolvimento do funcionário. Uma boa opção é criar um plano de metas a cada início de ano, com propostas e objetivos a serem cumpridos. Com o tempo, é possível avaliar o desempenho do profissional conforme entrega e realiza suas tarefas e demandas.

A cultura do feedback também auxilia na evolução do colaborador. Por esse motivo, companhias devem investir na formação de gestores para que, como líderes, saibam guiar seus liderados pelo melhor caminho com conselhos e críticas construtivas.

Quando surge a oportunidade de promover um funcionário, a empresa precisa, antes de tomar a decisão final, avaliar se o colaborador possui as competências, características e habilidades para ocupar o novo cargo.

Ao analisar como o profissional pode agregar valor à nova função, a organização não pode considerar apenas suas competências técnicas, e sim ver se sua postura condiz com a realidade da posição em aberto, para comandar de maneira efetiva os novos serviços que precisará realizar.

Verificar se o perfil do funcionário condiz com os perfis dos colaboradores da potencial área também é necessário, especialmente se o profissional for possuir algum liderado direto, para evitar conflitos de interesse e atuação.

Por que promover um funcionário ao invés de contratar um talento do mercado

A motivação rege o comprometimento dos funcionários de uma empresa. Um local que costuma promover seus colaboradores, oferecendo um plano de carreira estruturado, tende a reter mais talentos devido a esse modelo de atuação.

Promover um colaborador traz inúmeros benefícios para uma organização. Além de engajar suas equipes a crescerem ainda mais como profissionais, a empresa tem um gasto muito menor com a transição.

Um funcionário antigo conhece, ainda, todos os processos e está habituado à cultura organizacional do local, gerando resultados positivos mais rápido do que um profissional do mercado.

Lembrando que se a empresa não possui um talento interno para uma nova posição, seu programa de desenvolvimento e retenção de talentos pode estar sendo falho, fazendo com que, no futuro, a companhia não tenha líderes capacitados para sua continuação.

Post ID: | Current Page ID: 2190

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.