Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Como o trabalho voluntário pode auxiliar no desenvolvimento profissional de seus funcionários

A responsabilidade social virou, para as empresas, uma ferramenta de retenção e atração de talentos. Nas organizações, é cada vez mais comum encontrar programas internos que estimulam o envolvimento de seus funcionários com práticas sociais e ambientais: o voluntariado, além de ser uma experiência enriquecedora, pode auxiliar no desenvolvimento de características técnicas e comportamentais de um profissional.

Se a sua empresa ainda não estimula a prática entre seus funcionários, pode estar perdendo uma oportunidade de desenvolvimento: funcionários que são adeptos ao trabalho voluntário podem impactar positivamente os resultados da companhia, contribuindo com a evolução da organização.

Descubra como o voluntariado pode auxiliar no desenvolvimento profissional de seus funcionários e, consequentemente, no progresso de sua empresa:

Entenda se o seu funcionário está apto a praticar a atividade
Trabalho voluntário, por mais que seja uma prática gratificante, precisa ser feito de coração. Ou seja, nem todos os funcionários estão aptos a doar seu tempo para alguma causa social – afinal, as atividades podem demandar fins de semana e noites livres.

Quando falamos em voluntariado, amar o que faz é fundamental. Por isso, uma boa ideia é criar um grupo de voluntários dentro da organização e verificar quem possui interesse na causa. Separar algumas instituições e programas de caridade para indicar para os interessados também funciona. Às vezes os colaboradores só estão precisando de um incentivo para começar a ajudar o próximo.

Se sim, permita que ele escolha uma função relacionada com suas aptidões
Na hora de escolher as instituições, pense em atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades como trabalho em grupo, colaboração, coletividade, planejamento estratégico etc.

Identifique o que seus colaboradores precisam desenvolver e os auxilie a aprimorar suas competências por meio do voluntariado – mas, sem esquecer de que é preciso gostar do que faz.

Uma conversa com os participantes pode ajudar no alinhamento da necessidade de desenvolvimento com o interesse e a paixão por uma causa.

Acompanhe seu desenvolvimento e mostre como a atividade e o trabalho estão relacionados
Mostrar a relevância do trabalho voluntário para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores também é seu papel.

Com seus funcionários participando de atividades de voluntariado, reúna-se com o grupo para acompanhar suas experiências de perto: o que aprenderam, como estão evoluindo, o que podem levar da iniciativa para dentro da empresa etc.

Caso o grupo de voluntariado dê certo, torne a ação permanente na empresa. Quanto mais pessoas participarem, mais funcionários ficarão com vontade de experimentar se dedicar à prática.

Post ID: | Current Page ID: 1018

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.