Foto: Envato Elements
Empatia é a habilidade de entender e se relacionar com os pensamentos, experiências e emoções do outro. É considerar a situação em que a outra pessoa atravessa no presente momento e moldar suas ações diante disso.
A empatia no ambiente de trabalho:
- Gera entendimento entre as pessoas, potencializando o trabalho em equipe.
- Melhorar a produtividade, pois as pessoas tendem a atuar de forma mais unida e focada nos mesmos objetivos.
- Aumenta a satisfação do cliente, já que é natural uma transmissão do clima empático também para as pessoas que são atendidas pela equipe.
- Reduz estresse e conflitos, ao diminuir as tensões, discussões e intolerâncias
Diante de tantas vantagens, vale a pena você se dedicar a desenvolver a empatia entre os funcionários do seu pequeno negócio. Veja como:
- Comece por você
Uma coisa é certa: dificilmente seu time agirá com empatia se você não adotar uma atitude empática com todos. Isso não significa abrir mão da condução responsável de seu negócio, como cobrar metas e compromissos; mas, sim, reagir a falhas de forma acolhedora, entender as oscilações de produtividade de uma pessoa e procurar conhecer melhor a realidade da vida de quem trabalha para você. Sempre com o cuidado de não invadir a vida pessoal de seus funcionários. - Organize momentos de interação entre seus funcionários
Proporcione, regularmente, momentos de integração para que as pessoas se conheçam e entendam as diferentes realidades. Mas atenção: não é nada empático propor que esses momentos sejam realizados fora do horário de trabalho. - Proponha conversas sobre o tema
Leve o assunto para o dia a dia. Pesquise sobre livros a respeito de empatia, compre exemplares e disponibilize para quem quiser ler; faça uma “sessão de cinema” com filmes sobre o assunto – existem vários nas plataformas de streaming.