Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

O que é uma Análise 360° e como aplicá-la na empresa?

A avaliação de desempenho do funcionário cumpre uma série de propósitos dentro da empresa. Ela é um instrumento de acompanhamento de resultado, permitindo verificar se o objetivo do negócio, do RH e do colaborador está sendo alcançado. Existem diferentes métodos para fazer essa mensuração. Um dos mais tradicionais e abrangentes é a Análise 360º.

Essa ferramenta se destaca por considerar a opinião de todos por todos. Isto é, um funcionário não será avaliado apenas pela chefia imediata, mas também pelos colegas de trabalho, subordinados, líderes, clientes, prestadores de serviço e por ele mesmo. O resultado é uma visão mais completa sobre o desempenho do colaborador.

Neste artigo, vamos trazer detalhes desse método e explicar como ele pode ser usado na empresa. Confira!

O que é a Análise 360º?

A Análise 360º, também chamada de Feedback 360º ou Avaliação Multivisão, é um processo de feedback em que cada um é avaliado e avaliador. Quando é bem aplicado, esse método converte-se em um poderoso instrumento de desenvolvimento de pessoas e do ambiente de trabalho.

A princípio, ele teria sido adotado pelas forças armadas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia era simples: os integrantes do exército seriam avaliados uns pelos outros, inclusive pelos subordinados — o que é bastante inovador para uma estrutura fortemente baseada na hierarquia.

Como processo de gestão aplicado à empresa, a Análise 360º só começou a ser difundida na década de 1950 e, em especial, a partir dos anos 1980. Assim como outros tipos de avaliação de desempenho, a técnica oferece uma série de vantagens, como:

  • permite ao funcionário ter uma visão ampla do seu próprio desenvolvimento;

  • dá suporte ao processo de mudança organizacional;

  • melhora as relações sociais;

  • torna mais transparente a política de crescimento da companhia;

  • favorece a melhoria contínua da empresa e das políticas de RH.

Mas é preciso atenção a alguns pontos que podem comprometer o resultado da análise. Destacamos os seguintes aspectos:

  • o profissional deve estar bem-orientado sobre como fazer uma crítica construtiva;

  • deve-se evitar que o colaborador indique quem vai avaliá-lo, para que não haja distorção no resultado;

  • a Análise 360º deve atender a um propósito estratégico da empresa, ou seja, não deve ser aplicada sem um planejamento adequado.

Como implementar a Análise 360º na empresa?

Cada negócio criará seu próprio mecanismo de implementação da Análise 360º. Entretanto, vale a pena conferir este passo a passo:

  • defina as competências que a empresa quer desenvolver;

  • treine o funcionário para que seja capaz de se autoavaliar e avaliar colegas e líderes;

  • garanta a confidencialidade das informações;

  • prefira um questionário com perguntas abertas, que permite uma análise mais profunda;

  • seja transparente ao explicar como funciona o processo de avaliação;

  • na apuração de resultado, leve sempre em consideração a competência definida para cada cargo.

A Análise 360 vai ajudar seu negócio a desenvolver talentos. Mas, antes, é preciso atraí-los. Você sabia que o Santander tem um espaço para que sua empresa divulgue as vagas abertas? Fique por dentro!

Post ID: | Current Page ID: 5784

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.