A avaliação de desempenho do funcionário cumpre uma série de propósitos dentro da empresa. Ela é um instrumento de acompanhamento de resultado, permitindo verificar se o objetivo do negócio, do RH e do colaborador está sendo alcançado. Existem diferentes métodos para fazer essa mensuração. Um dos mais tradicionais e abrangentes é a Análise 360º.
Essa ferramenta se destaca por considerar a opinião de todos por todos. Isto é, um funcionário não será avaliado apenas pela chefia imediata, mas também pelos colegas de trabalho, subordinados, líderes, clientes, prestadores de serviço e por ele mesmo. O resultado é uma visão mais completa sobre o desempenho do colaborador.
Neste artigo, vamos trazer detalhes desse método e explicar como ele pode ser usado na empresa. Confira!
O que é a Análise 360º?
A Análise 360º, também chamada de Feedback 360º ou Avaliação Multivisão, é um processo de feedback em que cada um é avaliado e avaliador. Quando é bem aplicado, esse método converte-se em um poderoso instrumento de desenvolvimento de pessoas e do ambiente de trabalho.
A princípio, ele teria sido adotado pelas forças armadas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia era simples: os integrantes do exército seriam avaliados uns pelos outros, inclusive pelos subordinados — o que é bastante inovador para uma estrutura fortemente baseada na hierarquia.
Como processo de gestão aplicado à empresa, a Análise 360º só começou a ser difundida na década de 1950 e, em especial, a partir dos anos 1980. Assim como outros tipos de avaliação de desempenho, a técnica oferece uma série de vantagens, como:
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permite ao funcionário ter uma visão ampla do seu próprio desenvolvimento;
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dá suporte ao processo de mudança organizacional;
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melhora as relações sociais;
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torna mais transparente a política de crescimento da companhia;
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favorece a melhoria contínua da empresa e das políticas de RH.
Mas é preciso atenção a alguns pontos que podem comprometer o resultado da análise. Destacamos os seguintes aspectos:
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o profissional deve estar bem-orientado sobre como fazer uma crítica construtiva;
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deve-se evitar que o colaborador indique quem vai avaliá-lo, para que não haja distorção no resultado;
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a Análise 360º deve atender a um propósito estratégico da empresa, ou seja, não deve ser aplicada sem um planejamento adequado.
Como implementar a Análise 360º na empresa?
Cada negócio criará seu próprio mecanismo de implementação da Análise 360º. Entretanto, vale a pena conferir este passo a passo:
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defina as competências que a empresa quer desenvolver;
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treine o funcionário para que seja capaz de se autoavaliar e avaliar colegas e líderes;
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garanta a confidencialidade das informações;
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prefira um questionário com perguntas abertas, que permite uma análise mais profunda;
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seja transparente ao explicar como funciona o processo de avaliação;
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na apuração de resultado, leve sempre em consideração a competência definida para cada cargo.
A Análise 360 vai ajudar seu negócio a desenvolver talentos. Mas, antes, é preciso atraí-los. Você sabia que o Santander tem um espaço para que sua empresa divulgue as vagas abertas? Fique por dentro!