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5 elementos que um candidato precisa ter para assumir uma vaga

Foto: Shutterstock

Contratar bons talentos
 que vão agregar valor à organização é uma das atribuições de um grande líder. Para selecionar o profissional ideal, é importante conseguir identificar as características, habilidades e comportamentos de cada um.

Em um artigo na revista 'Inc', o fundador e CEO da empresa norte-americana Khorus Software, Joel Trammell, compartilhou 5 elementos que um candidato precisa ter para assumir uma vaga. Confira a seguir:

1. Criatividade
Pessoas com iniciativas criativas e que conseguem pensar em novas maneiras de fazer as atividades têm muito a acrescentar aos negócios. Tome cuidado com os candidatos que relatam estar entediados em seu trabalho anterior.

Uma boa maneira de descobrir quem são os profissionais criativos é fazendo perguntas que os estimulem a refletir e a propor novas ideias para a empresa. Questione, por exemplo, o que a pessoa pretende fazer caso seja contratada.

2. Excepcionalidade
Para identificar um candidato excepcional, peça às pessoas para compartilharem histórias capazes de demonstrar alguns sinais. Por exemplo, se você vai contratar um estagiário, descubra se ele é líder do time de futebol, orador da turma ou ainda abriu um pequeno negócio enquanto estudava. Pessoas como essas irão fazer mais do que apenas as suas funções e responsabilidades.

3. Valor
Antes de contratar uma pessoa, tenha em mente qual é o valor econômica que você espera que trabalho dela produza. Um candidato com um salário mais alto deve ter mais responsabilidades do que um abaixo dele. Estude junto com a equipe se compensa mais ter um funcionário com um cargo mais elevado ou dois com funções mais baixas para determinada vaga.

4. Motivação
A contratação de uma pessoa deve ser uma via de mão dupla: tanto o profissional como a empresa devem ser beneficiados. O profissional está animado e motivado para assumir a vaga porque ele deseja trabalhar na organização ou ele apenas precisa do salário para pagar as contas?

5. Adequação à cultura da empresa
Além dos elementos citados acima, é muito importante avaliar se o candidato encaixa-se na cultura organizacional da companhia. Dessa forma, você diminui as chances de problemas com adaptação cultural. Para isso, analise se os valores pessoais do profissional estão alinhados com os da empresa, como eram e quais os portes das organizações onde ele já trabalhou.

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