A expansão para mercados internacionais – ou internacionalização – do seu negócio é uma meta de muitos empreendedores. Saber se seu produto pode ser exportado é um questionamento feito, a todo momento, por donos de empresas em diversos pontos do planeta globalizado.
Afinal, imagine só: planejar, produzir e vender suas mercadorias para clientes de diversas nacionalidades, em cotações e culturas completamente diferentes. É a economia global: uma modalidade que foi intensificada com os meios digitais e a globalização.
Aqui estão alguns pontos que devem ser analisados e que vão servir como apoio para você entrar nessa nova jornada internacional:
Escolha um produto que venda
Busque entender – mesmo que de forma hipotética – o interesse de compra dos potenciais mercadosBusque entender – mesmo que de forma hipotética – o interesse de compra dos potenciais mercados.
Alguns artigos do segmento contam que, no caminho do sucesso, os principais produtos da Apple, Google e Samsung passaram por um comportamento em comum entre seus desenvolvedores.
Durante a criação dessas novidades, pessoas foram ouvidas para avaliar a nova ideia. E não foram apenas clientes e alvos de complexas pesquisas de mercado. Os próprios familiares dessas pessoas também passaram por essas consultas.
Uma crítica negativa – principalmente se vier do ciclo de pessoas próximas a você – pode ser se um eficiente termômetro do sucesso de seu produto/ideia.
Se as pessoas ao seu lado já estão sendo críticas à proposta, será que clientes do outro lado do oceano vão pensar de forma diferente?
Escolha um produto que você ame
Sem muitos sentimentalismos! É uma realidade. Os produtos e serviços que você vende e exporta devem ser, prioritariamente, alvos de seu amor e dedicação.
A jornada internacional de uma venda pode ser longa e espinhosa. Sendo assim, você deve estar apto a vender e defender seu produto sob as mais adversas circunstâncias.
Outro ponto importante é relacionado ao alcance do produto. Da forma como ele foi configurado e produzido, ele atende a uma ampla faixa de clientes?
É preciso que ele agrade um grupo amplo de consumidores.Quanto mais específico for o público e a faixa-etária, mais complexa pode ser a internacionalização.
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A análise deste artigo tem por objetivo fazer uma reflexão conceitual sobre seu produto. Agora, no campo prático e operacional, é preciso ter um apoio externo para concretizar sua iniciativa.
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