O Serviço de Atendimento ao Consumidor 1.0 evoluiu. O chamado SAC 2.0 continua com o foco de prestar atendimento ao público, mas propõe o uso de canais digitais (como redes sociais) no relacionamento com o cliente, respondendo toda dúvida e mediando qualquer reclamação no ambiente digital.
Se você quiser marcar presença onde seu consumidor está, é essencial evoluir o serviço de atendimento ao cliente da sua empresa para a versão 2.0. Basta considerar, por exemplo, que o brasileiro é o maior usuário de redes sociais da América Latina.
Atualizar o atendimento do seu negócio para o SAC 2.0 demanda alguns passos. Entre eles, criar perfil nas redes sociais mais usadas pelo seu público, ter uma equipe especializada e preferir linguagem clara.
Veja a seguir dicas para usar o SAC 2.0 a favor da sua empresa!
Crie perfil nas redes sociais
O primeiro passo é criar um perfil em toda rede social de que seu consumidor participa. É importante fazer uma pesquisa para estar presente em qualquer canal que realmente seja usado pelo público da empresa.
Mas não adianta criar o perfil e deixá-lo abandonado. Isso depõe contra a imagem do seu negócio. É preciso atualizar a página com conteúdo relevante e estar sempre pronto a responder ao contato do seu consumidor.
Conte com equipe especializada
Outro passo importante é ter ao menos um profissional qualificado para cuidar dos canais digitais da empresa. Dependendo do tamanho da sua empresa, atualizar o atendimento de forma eficiente exige a contratação de um time especializado. Busque pessoas flexíveis, que apresentem características como facilidade de comunicação e capacidade de resolver problemas sob pressão.
No SAC 2.0, uma importante atribuição do time de atendimento é monitorar qualquer menção à marca. Também é importante ser capaz de entender quando um caso merece atenção especial e precisa ser repassado à gerência.
Use linguagem clara
A comunicação por um canal digital não pode deixar margem para dúvida. É preciso que o atendente do SAC 2.0 responda com linguagem objetiva e alinhada com o meio virtual.
Outro ponto de atenção é que o retorno deve ser dado com rapidez. Quando o consumidor busca interação por uma rede social ou ferramenta como chat online, ele espera por atendimento em tempo real. No mínimo, ele quer ter retorno no mesmo dia.
Capacite a equipe do SAC 2.0 para responder ao chamado com rapidez e ter jogo de cintura para lidar com qualquer obstáculo inesperado.
Conte com canais diversificados
O fato de o SAC 2.0 apostar no ambiente digital não quer dizer que outros meios devem ser descartados. O importante é disponibilizar várias opções para que o consumidor entre em contato da forma mais conveniente para ele. Invista na integração de canais, a fim de facilitar a interação com sua empresa.
Agora que você sabe o que é SAC 2.0 e entende sua importância para a empresa, atualize já seus canais a fim de aprimorar o atendimento ao cliente. Conheça nossos parceiros e garanta a evolução do seu negócio no mundo digital!
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