O LinkedIn é a mais famosa e maior rede profissional do mundo. Focado em gerar conexões e relacionamentos, é o ambiental ideal para quem está à procura de uma colocação no mercado de trabalho ou pretende trocar de emprego. No entanto, hoje, o LinkedIn se tornou muito mais do que isso.
Cada vez mais, empresas utilizam a rede para reforçar a imagem institucional e, principalmente, gerar negócios. Veja como o LinkedIn pode ajudar no crescimento de sua pequena empresa:
O LinkedIn pode encontrar funcionários para sua empresa
Basicamente criado para isso, o LinkedIn possibilita acessar, de maneira rápida e fácil, o currículo de milhões de pessoas. Realizando um busca cuidadosa, você tem grandes chances de encontrar uma pessoa com a experiência e formação que procura.
Você também pode anunciar, gratuitamente, uma vaga. O ponto de atenção aqui é saber que a oportunidade anunciada será acessada por uma grande quantidade de pessoas, o que pode tornar complexo o processo de seleção. Além disso, é preciso redobrar os cuidados para fazer um anúncio atraente e, principalmente, não incluir, no descritivo da vaga, exigências ou restrições que desrespeitem as exigências legais.
Pode encontrar fornecedores
Com um número cada vez maior de empresas criando páginas no LinkedIn, a rede também se tornou um local excelente para encontrar fornecedores para o seu pequeno negócio. Páginas empresariais bem atualizadas costumam ir muito além das informações disponibilizadas no site institucional, com posts mostrando o dia a dia da empresa e diferenciais do atendimento, ajudando a conhecer melhor a forma de atuar do potencial fornecedor.
Captação de clientes
O LinkedIn se tornou uma excelente plataforma para captar clientes, especialmente quando a ideia é fornecer para empresas. É uma forma de ter contato direto com os responsáveis por compras, acompanhando suas postagens e encontrando oportunidades para oferecer serviços e produtos.
O LinkedIn pode ampliar o networking da sua empresa
Da mesma forma como é estratégico aproveitar todas as oportunidades para levar clientes para redes como Facebook e Instagram, o LinkedIn é o ambiente para reforçar ou retomar contatos profissionais. Quem sabe um amigo dos tempos de escola não está trabalhando em um local que precise de seus produtos e serviços?
Atualização do mercado
Com o LinkedIn, você tem como ficar por dentro das principais novidades, tendências e debates do seu setor de atuação. Você pode ter acesso direto a postagens de pessoas que são referência no seu segmento. Além disso, fazendo uma simples busca (por exemplo: “novidades mercado pet”, “tendências mercado beleza” etc.), você pode encontrar informações sobre lançamentos, eventos e cursos.
Ficou interessado em aproveitar todas as oportunidades que o LinkedIn oferece? Lembre-se que a movimentação nas redes sociais é sempre um caminho de mão dupla. Ou seja, todas suas interações podem – e é isso que se espera – gerar visitas à página da sua empresa e solicitações de conexão. Por isso, o primeiro passo é arrumar a casa, cuidado de suas postagens e garantindo que sua página seja regularmente atualizada, além de dedicar tempo para aceitar as conexões com mensagens de agradecimento e estratégias para aproveitar cada contato.