Uma boa gestão da qualidade precisa ser prioridade no seu negócio. Afinal, ela irá garantir o crescimento e a alta competitividade da sua empresa a curto e longo prazo.
Diversos níveis do negócio devem ser contemplados por esse tipo de gestão, ou seja, implementar essas estratégias são fundamentais para o melhor desempenho dos times e processos como um todo.
Aqui, vamos responder algumas das principais dúvidas sobre o conceito, assim como mostrar quais são as 7 ferramentas essenciais da qualidade. Continue com o Programa Avançar e confira:
- O que é a gestão de qualidade?
- Qual o foco da gestão de qualidade?
- O que faz um profissional de gestão de qualidade?
- Conheça 7 ferramentas essenciais para o alcance de resultados
O que é a gestão de qualidade?
Em poucas palavras, a gestão da qualidade se trata de um conjunto de ações que podem ser implementadas com o objetivo de otimizar o fluxo de processos, serviços e produtos de um determinado negócio.
Sendo assim, é preciso se atentar a uma sequência de quatro elementos fundamentais no processo de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que garantirá o sucesso da gestão:
- planejamento;
- garantia;
- controle e governança;
- melhorias.
Ou seja, a gestão da qualidade não se trata apenas da qualidade das entregas do seu negócio, sejam produtos e/ou serviços, mas também se trata de garantir que os fluxos e processos iniciais estejam em conformidade com os padrões estabelecidos.
Qual o foco da gestão da qualidade?
Como já comentamos, a gestão de qualidade pode e deve ser implementada em todos os setores da empresa, do financeiro ao RH. O foco está no controle desses processos organizacionais, políticas e procedimentos, no sentido de garantir a qualidade e possibilitar constantes melhorias.
Dessa forma, implementar um sistema de gestão de qualidade permite planejar e executar da melhor forma as diferentes áreas da sua empresa, desde produção, desenvolvimento e serviço ou produto final.
O que faz um profissional de gestão da qualidade?
Um profissional que trabalha na gestão da qualidade deve ser o responsável por acompanhar todas as etapas de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Sendo assim, desde o processo inicial de produção até o seu resultado final.
É o gestor de qualidade que precisa garantir que os processos estejam de acordo com o que é previsto pelas normas e diretrizes, tanto das empresas quanto dos órgãos públicos fiscalizadores.
Conheça 7 ferramentas essenciais para o alcance de resultados
Para colocar um sistema de gestão de qualidade em prática é necessário utilizar ferramentas da qualidade, que são metodologias para identificação e gestão de problemas. Ou seja, ao utilizar essas técnicas, se torna muito mais fácil a elaboração e implementação das soluções. A seguir, confira com a gente quais são as 7 ferramentas:
1. Histograma
Utilizado na apresentação de dados relacionados aos resultados obtidos num determinado período. Geralmente, o histograma é apresentado no formato de gráfico em barras. É uma ferramenta essencial para análises estatísticas.
2. Diagrama de Pareto
Semelhante ao histograma, também se trata de um gráfico de colunas, porém, no Diagrama de Pareto os resultados analisados sempre serão ordenados do maior para a menor, com o objetivo de estabelecer o que deve ser priorizado para a resolução. As ocorrências podem ser defeitos ou problemas frequentes.
3. Diagrama de Ishikawa
Conhecido também como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, é um gráfico com o objetivo de organizar causas e efeitos de um problema principal, sendo assim, ele precisa trazer todas as possibilidades e elementos que possam ter contribuído para a ocorrência.
4. Carta de Controle
A carta de controle se trata de um gráfico mais voltado ao acompanhamento de um processo e sua variáveis. É possível identificar e mapear desvios de padrão ao longo do desenvolvimento de um projeto.
5. Fluxograma
Essencial na reestruturação e mapeamento de processos, um fluxograma é indicado para mostrar uma sequência ou trajetória do desenvolvimento de um projeto.
Ou seja, muito útil no desenho de estágios produtivos, onde é possível visualizar um esquema de tarefas e atividades.
6. Diagrama de dispersão
Também conhecido como gráfico de correlação, um diagrama de dispersão expõe a relação entre duas variáveis, no sentido de demonstrar o que acontece com uma variante quando a outra muda. Sendo assim, podemos definir essa ferramenta como essencial na descoberta de causa e efeito para determinada ocorrência.
7. Folha de verificação
Ferramenta essencial para acompanhamento de processos e etapas, a folha de verificação segue um modelo de checklist, com uma lista ou planilha, onde todos os elementos são mapeados para controle.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre gestão da qualidade e suas ferramentas? Então, se prepare para utilizá-las no seu negócio. A implementação dessas técnicas permite um maior controle dos processos e direcionam melhores tomadas de decisão. A partir do momento em que se é possível planejar e controlar o que está sendo feito, propor soluções com base num sistema de qualidade se torna um processo natural na gestão da sua empresa.
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