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Dark Store: o que é e como funcionam as lojas fechadas ao público

dark store

As compras online vêm conquistando cada vez mais adeptos nos últimos anos e impactado o cenário do varejo. Dentre os novos conceitos desse mercado, o termo Dark Store surgiu e vem ganhando seu espaço com foco nas vendas digitais.

Neste conteúdo, confira com a gente do que se trata esse tipo de centro de distribuição e saiba mais sobre as possibilidades que esse modelo oferece.

O que significa Dark Store?

Conceito que começou no Reino Unido, traduzindo o termo em inglês, uma Dark Store é uma “Loja Escura” que significa, de forma simples, um espaço reservado para o armazenamento de produtos que são vendidos pela internet.

Ou seja, se trata de um ponto de venda ou centro de distribuição que tem como objetivo armazenar produtos que, posteriormente, serão separados e enviados para entrega de quem fez a compra online.

Geralmente uma Dark Store é um galpão que funciona como um minicentro de distribuição ou uma loja que também pode ser utilizada para receber clientes de "clique e retire” – porém, é importante salientar que nesse formato o cliente não tem acesso direto à loja, pois se trata de apenas um local de estoque.

Como funciona?

Como já comentamos, funciona como um estabelecimento de abastecimento, comumente instalado em grandes centros urbanos, tendo como foco a fácil distribuição de compras feitas online.

Com foco na agilidade do processo de entrega de um produto, o local recebe, armazena e no mesmo é feita a separação para envio ou entrega física ao consumidor final.

Dessa forma, a loja funciona não só como local de envio para quem paga o frete, mas também como ponto de coleta - podendo receber fisicamente os clientes que optaram por buscar o produto na loja. Essa aproximação pode impactar positivamente a finalização da compra, já que o abandono do carrinho no e-commerce é algo muitas das vezes ocasionado pelos custos de frete, taxas e impostos.

Ou seja, investir numa Dark Store é vantajoso, pois pode tornar a sua marca ainda mais próxima do consumidor e ainda reduzir custos e diminuir as perdas em vendas.

Alguns exemplos de marcas que já estão investindo em Dark Stores são as lojas Marisa e a Rappi.

Por dentro das Dark Kitchens

Outra vertente do conceito de Dark Store são as chamadas Dark Kitchens. As chamadas cozinhas escuras ou cozinhas fantasmas, são locais que funcionam como cozinhas para atender pedidos feitos pela internet. Ou seja, o investimento se dá apenas na infraestrutura básica e na logística de entrega.

É interessante pensar que, cada vez mais, o mercado de delivery vem ganhando espaço e, com isso, muitos restaurantes já apostam somente nesse modelo de negócio com foco em redução de custos. Com uma Dark Kitchen é possível economizar com aluguel de espaço, decoração, publicidade e identidade visual do estabelecimento, mesas, cadeiras, funcionários para atender o público, dentre outros itens com foco no serviço físico.

Assim como as Dark Stores, as Dark Kitchens também podem possibilitar a retirada no local pelo cliente, porém, a grande maioria já atua com entregadores próprios ou de aplicativos, como Ifood, UberEats e Rappi.

É importante salientar que você que já tem um negócio físico também pode investir no mercado e criar sua própria Dark Kitchen, é uma chance de expandir a marca e alcançar operações de delivery em novas regiões ainda não trabalhadas.

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