Sustentabilidade nos negócios não é algo novo, porém o conceito evoluiu com o passar dos anos e hoje vai muito além da responsabilidade ambiental. Cada vez mais as pessoas procuram consumir de empresas que respeitam a diversidade e estão engajadas em causas sociais que contribuem com a sociedade mais justa. Para ajudar você a reinventar seu pequeno negócio e incorporar uma atuação responsável na sua pequena empresa, o Programa Avançar disponibiliza o curso “Gestão Responsável do seu Negócio”. Com um conteúdo que passa por diversos aspectos e totalmente gratuito, ele vai mostrar como é possível implementar práticas sustentáveis tendo como resultados menor risco operacional e a conquista de novos clientes.
Acompanhe o que é apresentado em cada episódio:
Episódio 1 – Novos tempos – uma oportunidade para se reinventar
No episódio inicial do curso, você irá aprender estratégias para conhecer melhor o seu público consumidor e identificar quais posicionamentos valorizam sua marca diante desse cliente. Isso é importante para decidir por onde começar a incorporar uma atuação responsável em sua empresa e quais mudanças são prioritárias. Além disso, vai ficar sabendo como aplicar, de forma prática, ações responsáveis em sua pequena empresa.
Episódio 2 – Prevenindo riscos e melhorando a eficiência
Será que você tem ideia de todos os riscos internos e externos que podem impactar seu negócio? Este segundo episódio irá mostrar como é possível mapear esses riscos e traçar um plano para fazer a gestão deles. Ainda seguindo esta linha, você vai saber como estabelecer um relacionamento responsável com fornecedores e, também, evitar situações que comprometam a reputação da sua marca. O episódio explica, ainda, como é possível adequar a operação da sua empresa incorporando ações ambientais, promovendo a redução do desperdício, menor gasto com matérias-primas e o uso eficiente de água e energia.
Episódio 3 – Fortalecendo a atuação social
Quanto mais desenvolvida a comunidade onde seu pequeno negócio atua, melhores são as condições para que seu empreendimento cresça e continue em operação. Práticas socioambientais contribuem para o desenvolvimento da região, ajudam na conquista de novos clientes e fortalecem a imagem da sua empresa, além de contribuir para o desenvolvimento social como um todo. Por isso, investir nessas ações e comunicá-las é uma importante forma de valorizar o seu negócio e torná-lo reconhecido. E não pense que ser agente de transformação social é uma realidade possível só para grandes empresas: negócios de qualquer porte podem – e devem – realizar ações sociais. O terceiro episódio do curso foca exatamente nisso e mostra como começar a desenvolver ações sociais, além de explicar por que é importante a divulgação das ações sociais realizadas. Você vai saber, também, como as ações sociais contribuem diretamente para a prosperidade do negócio.
Episódio 4 – Diversidade na prática
A diversidade desponta como um dos principais elementos para o desenvolvimento sustentável de um empreendimento. Isso significa ter um ambiente plural, onde existe uma variedade de pessoas nos aspectos cultural, biológico, étnico e do mundo do trabalho. Esse episódio revela quais são os principais mitos relacionados à diversidade nas empresas; destaca quais os benefícios da diversidade para um pequeno negócio e apresenta os primeiros passos para implementar a diversidade em uma pequena empresa. No entanto, não se trata de uma tarefa fácil, por isso, o quarto episódio aborda, também os maiores desafios que impedem o avanço da diversidade e como superá-los.
Episódio 5 – Públicos – Parte 1
Uma sociedade saudável e com oportunidades para todos reconhece que as pessoas são diferentes e que pluralidade precisa ser respeitada. Um empreendimento que abraça a diversidade, tanto no seu ambiente interno como no trato com os clientes, é aquele que escuta as diferentes vozes. O quinto episódio mostra quais os diferentes públicos que devem ser considerados ao se falar de diversidade. Esta primeira parte trata da equidade de gênero, da questão racial e de pessoas com deficiência.
Episódio 5 – Públicos – Parte 2
A segunda parte do quinto episódio destaca a importância de se dar espaço ao público LGBTI+, explica os conceitos envolvidos nessa nomenclatura e dá dicas de como promover a inclusão na prática. Outro ponto muito relevante é o que diz respeito a diversidade de gerações, mostrando os benefícios de equipes que integram jovens com profissionais maduros e estratégias para criar um ambiente sem conflitos geracionais.
Episódio 6 – Cultura Organizacional e a Experiência do Cliente
Uma coisa ninguém duvida: o cliente é o pilar da manutenção de um empreendimento. Por isso, um negócio sustentável deve prever ações para atrair e fidelizar clientes. O episódio de encerramento mostra a importância da Experiência do Cliente e como cuidar melhor do consumidor. Além disso, elenca quais ferramentas utilizar para entender melhor a clientela e traz exemplos de boas práticas no atendimento.