O marketing nas redes sociais deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade. A pesquisa Social Media Trends apurou que, em 2017, 92.1% das empresas brasileiras tinham, pelo menos, um perfil em redes como Facebook, Instagram, Twitter e outras.
Um dos motivos para tamanha presença pode ser explicada pela massificação das redes sociais entre os brasileiros. Hoje, mais de 100 milhões de pessoas no Brasil estão conectadas, reservando diariamente cerca de 5 horas apenas para navegação nessas mídias.
Diante de um quadro tão expressivo, fica evidente que as empresas fora das redes sociais estão ficando para trás e isso inclui as que atuam no varejo. Se você não quer isso para o seu negócio, confira nossas dicas de como gerar resultados de verdade online:
Invista em imagens
Nas redes sociais, o conteúdo é publicado predominante na forma de imagens. Prova disso é uma pesquisa realizada pelo Facebook. No estudo, foi constatado que publicações com imagens têm 53% mais curtidas e 104% mais comentários do que as que não têm.
Para ter sucesso em suas publicações com imagens, dê preferência para fotos que sejam naturais, mas sem abrir mão da qualidade. Embora imagens feitas em estúdio tenham seu valor, o público atual prefere as que estejam mais próximas da vida real.
Se for exibir produtos, aí a lógica se inverte: faça imagens com equipamentos profissionais, em fundo branco, se possível, para destacar as características do que você tem para vender.
Utilize infográficos
Infográficos são um dos conteúdos mais eficazes para aliar o impacto visual das imagens com a informação textual. Nesse tipo de conteúdo, vale mais utilizar frases curtas, preferencialmente contendo estatísticas que apontem para uma tendência ou confirme a utilidade dos seus produtos.
Por exemplo, vamos imaginar que você vende alimentos e quer chegar ao público vegano. Uma boa ideia é fazer um infográfico revelando números que chamem a atenção para o crescimento desse nicho, evidenciando as vantagens da alimentação sem carne.
Alinhe estratégias
É bem possível que seu negócio já conte com um site e uma fanpage no Facebook. Nesse caso, a opção que rende melhores resultados é alinhar a distribuição do conteúdo produzido em blog nas redes sociais.
Publicando no Facebook os conteúdos do blog, você gera tráfego para seu site, melhorando as posições dele na busca orgânica do Google. Ao mesmo tempo, reforça sua autoridade nas redes sociais, comprovando que sua empresa de fato está empenhada em fornecer soluções para as pessoas.
Interaja com o público
O conteúdo pago é indicado para gerar resultados ainda melhores. Nesse caso, ao fazer um impulsionamento ou promover seu negócio localmente, sua empresa deverá estar preparada para atender aos clientes, que certamente deixarão mensagens com dúvidas sobre seus serviços ou produtos.
Para facilitar essa tarefa e fazer com que o marketing nas redes sociais cumpra seu propósito, esteja pronto para responder a todos da forma mais rápida possível. Assim, você melhora a taxa de resposta que é divulgada aos seus fãs, o que aumenta a confiança do público.
Com essas dicas, você poderá dar início a uma estratégia de marketing nas redes sociais que gere repercussão e, acima de tudo, bons resultados. E para aumentar a produtividade das equipes que vão tocar essa estratégia, existem ferramentas como a MidiaMobi.
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